Primeira estação de troca de baterias da NIO alemã já está a ser instalada
Construída na fábrica da marca na Hungria, acaba de ser enviada para o seu destino a primeira estação de troca de baterias da NIO destinada à Alemanha.
Um dos maiores problemas dos automóveis elétricos ainda está relacionado com os tempos de carregamento, muito mais elevados e até incomparáveis com o tempo que estamos habituados a demorar para atestar um depósito de combustível. Mas agora, a NIO tem uma solução que poderá mudar um pouco o paradigma sobre este tema.
As estações de troca de bateria já existem em grande número na China e também já há algumas em funcionamento na Noruega, onde a marca já se encontra e comercialização há uns tempos. Segundo a marca, o objetivo é que sejam mais de mil fora da China até ao ano 2025. Mas agora, é a vez da Alemanha receber a primeira estação de troca de baterias, que já está a ser instalada, fazendo a sua estreia neste país.
Face ao carregamento convencional que conhecemos, a solução da NIO passa por visitar uma destas estações, deixar que o sistema coloque o carro no sítio certo, retire a bateria sem carga e a substitua por uma totalmente carregada (a 90%, para estender a sua longevidade), permitindo-lhe seguir viagem. E a melhor parte é que todo este processo demora entre cinco e seis minutos.
O que a NIO propõe, no entanto, não tem como objetivo substituir os carregamentos, sendo esta ainda a forma mais aconselhada para carregar o sistema de baterias. A substituição da mesma é algo mais pensado como solução de recurso, numa viagem, por exemplo, para que não tenha de esperar muito tempo. Além disso, e uma vez que, consoante o serviço subscrito, poderá ter até cerca de duas trocas mensais gratuitas, a NIO também encontrou uma forma de ir sempre gerindo o estado de conservação das suas baterias, retirando este ponto do lado do consumidor.
0 comentários