Polestar mostra a sua visão para o futuro dos roadsters de motor elétrico
A marca nórdica acaba de revelar a sua visão de um roadster eletrificado e com um visual que já parece muito próximo de um modelo de produção.
A Polestar tem-nos surpreendido com algumas das suas últimas criações e estamos desejosos de a receber em solo nacional, algo que deverá acontecer ainda este ano. O seu mais recente concept é um descapotável com quatro lugares designado apenas por O2. Conta obviamente com uma motorização elétrica, mas também com um enorme tejadilho rígido retrátil em que o destaque é mesmo a sua enorme área em vidro.
Usando a mesma solução que tem vindo a desenvolver para o Polestar 5, a marca concebeu este descapotável com a sua técnica de plataforma colada aos elementos da estrutura e carroçaria, o que reforça consideravelmente a rigidez de todo o conjunto. É uma solução bastante bem-vinda, especialmente num modelo descapotável em que, por norma, a rigidez é mesmo um dos elementos mais em falta. E quando temos uma maior dose de rigidez, o que acaba por sair bastante beneficiado é mesmo o comportamento dinâmico.
E esta é justamente a ideia de Maximilian Missoni, Chefe de Design da Polestar, ao referir que o “Polestar O2 é a nossa visão de uma nova era para os carros desportivos. Ao misturar o prazer de condução de capota aberta com a pureza da mobilidade elétrica, desbloqueamos uma nova mistura de emoções num automóvel. E tal como em todos os nossos automóveis, não queremos apenas ser rápidos numa linha reta. Quando viramos o volante é que começa a verdadeira diversão”. Além disso, “Este concept representa um ponto de encontro entre a tecnologia e a arte, entre precisão e escultura, com uma postura determinada, mas não agressiva”.
Em termos estéticos, o novo Polestar O2 representa da melhor forma as linhas mais recentes da Polestar, mostrando que a imagem de família poderá ser facilmente reconhecida em diversos formatos de carroçaria, mesmo quando se trata de um descapotável compacto com um habitáculo de 2+2 lugares.
Em termos de materiais, este concept está já a ser concebido de raiz usando diversas soluções de sustentabilidade, onde não faltam diversos materiais reciclados. Além disso, numa vertente mais tecnológica, nem sequer falta um drone totalmente autónomo, que está destinado a fazer filmagens das viagens mais épicas que podermos efetuar com o Polestar O2, perfeito para uma estrada junto ao mar, ou pelo traçado retorcido de uma montanha.
Segundo Thomas Ingenlath, o CEO da Polestar, “este será o herói da nossa marca. O Polestar O2 Concept abre a porta à camara secreta do nosso potencial no futuro e apenas uma amostra do que poderemos conceber e construir com o talento e a tecnologia que possuímos. Conta com um visual incrível e a possibilidade de recolher o tejadilho e não ouvir o som do motor, promete uma sensação única”.
Com a promessa de lançar três novos modelos no mercado ao longo dos próximos três anos, a Polestar continua a explorar diversos projetos de diferentes formatos, mas esta ideia de conduzir um descapotável em perfeito silêncio, é uma das que já nos soa bem neste momento.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários