Peugeot E-5008: Autonomia de até 660 km para sete lugares
O novo Peugeot E-5008 torna-se numa nova referência no mercado de SUVs ao ser o único modelo totalmente elétrico que acomoda até sete passageiros, oferecendo uma autonomia de até 660 km.
Baseado na plataforma STLA Medium da Stellantis, o E-5008 combina design assertivo, interior acolhedor e performance elétrica eficiente. A Peugeot proporciona tranquilidade aos clientes com uma garantia de 8 anos/160.000 km através do programa ALLURE CARE.
O E-5008 destaca-se pelo design dinâmico, um i-Cockpit® panorâmico de alta tecnologia, e produção na França. Este SUV oferece uma mobilidade 100% elétrica para sete passageiros, com uma distância entre eixos de 2,90 metros e comprimento total de 4,79 metros, proporcionando um interior espaçoso.
A plataforma STLA Medium oferece autonomia de até 660 km, carregamento rápido (20% a 80% em 30 minutos), prazer de condução, eficiência e serviços conectados. Produzido exclusivamente em Sochaux, o PEUGEOT E-5008 estará disponível no outono de 2024, nas versões Allure e GT, com opções de motorização elétrica (210 cv, 230 cv de longa autonomia e 320 cv Dual Motor) e eletrificada (Hybrid 48V e Plug-in Hybrid).
Unidades motrizes para o E-5008 e o 5008
O novo Peugeot E-5008 apresenta uma ampla gama de motores elétricos e eletrificados. Concebido como um modelo elétrico, oferece motores com zero emissões, incluindo uma versão Dual Motor de tração às 4 rodas e uma versão de Longa Autonomia, com autonomias de 500 a 660 km em ciclo WLTP.
As versões com tração às duas rodas possuem potências de 157 kW (210 CV) e 170 kW (228CV) , enquanto a versão Dual Motor com tração às quatro rodas oferece 237 kW (366 CV). A bateria de alta tensão de iões de lítio (400V) está localizada sob o piso e alimenta o motor elétrico, enquanto uma bateria de 12V alimenta outros componentes. A gestão térmica da bateria permite carregamento ultrarrápido e maior durabilidade.
A tomada de carregamento suporta modos AC e DC, com carregadores de bordo de 11 kW (trifásico) de série e opção futura de 22 kW. Em carregadores rápidos, a ficha Modo 4 aceita até 160 kW, permitindo recuperar 100 km em 10 minutos e carregar de 20% a 80% em 30 minutos.
O Peugeot 5008 Hybrid 136 cv e-DCS6 está equipado com o sistema Peugeot HYBRID 48V, que combina um motor a gasolina de 136 cv com uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades e um motor elétrico. Este sistema reduz o consumo de combustível em até 15% e permite que o veículo opere até 50% do tempo em modo elétrico em condução urbana. Além disso, o 5008 Plug-In Hybrid 195 cv e-DCS7 combina um motor elétrico de 92 kW com um motor de combustão interna de 150 cv, alcançando uma potência total de 195 cv e uma autonomia de 82 km em modo elétrico.
Silhueta aerodinâmica
Os novos Peugeot 5008 e E-5008 destacam-se por sua silhueta aerodinâmica, dimensões generosas (4,79 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura). O design inclui uma grelha com uma faixa preta elegante e faróis LED ultracompactos. A versão GT vem com tecnologia Pixel LED, que ajusta automaticamente os faróis às condições de circulação. As jantes de 19″ e 20″ possuem um design geométrico técnico com o novo emblema Peugeot .
Internamente, o Peugeot Panoramic i-Cockpit® de 21″ oferece um ambiente hi-tech. O interior adota uma filosofia de simplicidade e a exclusão de peças cromadas em favor de detalhes em tinta específica. As cores disponíveis incluem seis opções, com a versão GT apresentando pintura em dois tons e tejadilho preto brilhante. O interior é aprimorado com acabamentos em alumínio e iluminação LED personalizável em oito cores.
Tecnologia avançada
O Panoramic i-Cockpit® de nova geração é o destaque, integrando um ecrã curvo de 21” de alta definição que combina o head-up display e o ecrã tátil central. A versão Allure possui dois ecrãs de 10”.
O volante compacto foi redesenhado para maior conforto, incluindo novos comandos sensíveis ao toque. A zona central do tablier apresenta i-Toggles®, botões sensíveis ao toque personalizáveis. O sistema PEUGEOT i-Connect® e i-Connect® Advanced, disponíveis nas versões Allure e GT, respetivamente, oferecem conectividade total e navegação avançada, com reconhecimento de voz e inteligência artificial ChatGPT.
A condução tem assistência de sistemas como o Drive Assist Plus 2.0 e VisioPark 360°. A habitabilidade para sete passageiros é garantida, com uma segunda fila deslizante e reclinável, e uma terceira fila acessível e confortável. A bagageira é versátil, oferecendo até 1.815 dm³ de capacidade de carga em configuração de dois lugares.
O sistema AQS monitoriza a qualidade do ar, complementado pelo Clean Cabin na versão GT. Os bancos dianteiros são certificados pela AGR, com opções de aquecimento, ventilação e massagem. Os passageiros das segunda e terceira filas beneficiam de amplo espaço, conforto e controle do sistema de ar condicionado de três zonas.
Duas versões disponíveis
A Peugeot adota uma conceção sustentável no novo 5008, utilizando mais de 500 kg de materiais ecológicos e eliminando peças cromadas. O 5008 é fabricado na França, com componentes como o motor elétrico e a caixa de velocidades produzidos localmente. As baterias do E-5008 são fornecidas pela joint venture ACC e outros prestadores.
Os novos 5008 estão disponíveis nas versões Allure e GT, ambas com sete lugares. A versão Allure inclui pintura monocromática, estofos em TEP e tecido, PEUGEOT i-Cockpit® com dois ecrãs de 10”, e sistema de informação PEUGEOT i-Connect®. A versão GT oferece pintura bicolor, estofos em Alcantara, jantes de 20”, PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® com ecrã de 21”, i-Toggles personalizáveis, e sistema PEUGEOT i-Connect® Advanced, entre outros recursos.
A sua chegada ao mercado nacional está agendada para setembro.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários