Peugeot E-5008: Autonomia de até 660 km para sete lugares
Peugeot 3008 Plug-in HYBRID: Encomendas abertas. Conheça os preços

Peugeot 3008 e E-3008: Conheça este importante novo capítulo

By on 16 Julho, 2024

A substituição de um modelo de sucesso é sempre algo complicado para as marcas. O que fazer? Manter a filosofia, correndo o risco do modelo ficar estagnado, ou mudar radicalmente, com todos os riscos que isso implica. O Peugeot foi arrojada no seu novo 3008, o seu bestseller e o modelo que influenciou a marca.

Desde 2009 que este modelo tem catapultado a marca em território nacional com a primeira geração a vender mais de 7300 unidades. A segunda geração foi um sucesso ainda maior com mais dobro das vendas, ficando muito próximo das 20 mil unidades. Toda a estratégia da marca do leão foi influênciada com este modelo que chega agora à terceira geração.

Estreia da plataforma STLA Medium

O 3008 e E-3008 abre as portas ao mundo da eletrificação para este modelo, sendo o primeiro a usar a nova plataforma STLA Medium da Stellantis. Esta é uma forte aposta da marca, numa plataforma versátil pensada para modelos elétricos, apesar de poder receber unidades térmicas. A nova plataforma STLA Medium é projetada para melhorar o comportamento dinâmico em estrada, usando eixos dianteiros e traseiros novos, materiais leves e rígidos, e um centro de gravidade baixo devido ao posicionamento ideal da bateria. A plataforma “BEV-by-design” oferece uma energia máxima de 98 kWh (um recorde, segundo a marca) entre as rodas, mantendo uma distância entre eixos curta (2,73 m para o E-3008). Segundo a marca, nunca ninguém embarcou tanta energia neste espaço. Isso permite que o E-3008 alcance uma autonomia de até 700 km, permanecendo compacto (4,54 m de comprimento).

Mais energia, mais autonomia

A bateria de alta tensão de 400 V do E-3008, feita de NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), está posicionada sob o piso e alimenta o motor elétrico. Outros componentes elétricos usam uma bateria de 12V, carregada pela bateria principal via conversor. Há três versões da bateria (em fase de homologação WLTP):

  1. Autonomia de 525 km com 73 kWh (2 rodas motrizes).
  2. Dual Motor com 525 km de autonomia e 73 kWh.
  3. Grande autonomia de 700 km com 98 kWh (2 rodas motrizes).

A gestão térmica usa líquido de arrefecimento para garantir carregamento rápido e maior vida útil. A bomba de calor melhora o conforto dos ocupantes, preservando a energia da bateria, que tem garantia de 8 anos ou 160.000 km a 70% da capacidade.

A tomada de carregamento na traseira esquerda oferece conexões Modo 2/3 (AC) e Modo 4 (DC). Os carregadores de bordo incluem um trifásico de 11 kW de série e um opcional de 22 kW. A tomada Modo 4 aceita até 160 kW, permitindo carregar de 20% a 80% em 30 minutos para a versão standard e menos de 30 minutos para a de grande autonomia.

Quanto ao espaço, o novo Peugeot 3008, um dos SUV 100% elétricos mais compactos do segmento C, mede 4,54 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,64 m de altura. Ele oferece um espaçoso habitáculo com 17 compartimentos de armazenamento, totalizando cerca de 34 litros, incluindo um carregador de telemóvel sem fios na consola central, espaço arrefecido sob o apoio de braços, suporte para óculos de sol, suportes para copos e porta-luvas. A bagageira tem um volume útil de 520 litros, independentemente do motor escolhido, graças à nova plataforma STLA Medium.

Novo design

O 3008 tem uma frente redesenhada, mantendo a assinatura luminosa de três garras, mas com faróis e grelha novos. . A frente incorpora o novo emblema Peugeot, uma faixa fina e elegante com faróis ultracompactos, e faróis LED em todas as versões, com tecnologia Pixel LED no E-3008 GT.

A traseira adota um design fastback moderno com um spoiler “flutuante” que melhora a aerodinâmica. A traseira espaçosa mantém a assinatura de três garras em 3D nas versões GT e oferece 520 litros de bagageira em todas as motorizações.

Os novos 3008 apresentam um design limpo, com ocultação das juntas vedantes dos vidros laterais, redução das inserções decorativas e eliminação das peças cromadas. As jantes de 19 ou 20 polegadas têm um design geométrico e técnico com o novo emblema PEUGEOT no centro.

O acabamento exterior é sofisticado, sem peças cromadas, com elementos lacados em Cinzento Meteor, Preto Orbital e uma palete de seis cores. O Azul Obsession muda de azul para verde, refletindo a nova era do 3008, enquanto o Azul Ingaro destaca as linhas modernas. Outras cores incluem Branco Okénite, Preto Perla Nera, Cinzento Artense e Cinzento Titane. A versão GT tem um teto em preto brilhante.

Inovações no i-Cockpit

O novo Peugeot 3008 promete inovação e elegância tanto no exterior quanto no interior, com destaque para o novo Panoramic i-Cockpit. Este inclui um ecrã panorâmico HD flutuante e curvo de 21 polegadas que combina o head-up display e o ecrã tátil central, oferecendo ergonomia ideal e visibilidade aprimorada.

O design interior apresenta uma arquitetura inovadora com botões sensíveis ao toque personalizáveis na consola central e um volante compacto redesenhado com comandos tácteis. O habitáculo espaçoso e confortável, com bancos de alta densidade e funcionalidades como aquecimento e massagem, garante uma experiência de condução agradável.

O 3008 também incorpora um sistema de tratamento de ar e um sistema Hi-Fi Focal® Premium para um ambiente interior saudável e uma experiência musical superior.

Agilidade como ponto forte

O novo Peugeot E-3008 oferece características distintivas que o destacam como um SUV ágil. Destaca-se pelo melhor raio de viragem (10,6 m) entre os SUVs elétricos da categoria, facilitando manobras urbanas. Inclui câmara traseira com opção de visão aérea e limpeza automática para visibilidade ideal.

Equipado com o sistema Drive Assist Plus, utiliza sensores e informações de navegação para oferecer assistência em autoestradas e vias rápidas. Inclui Cruise Control adaptativo com função Stop & Go, mudança de faixa semiautomática e recomendação antecipada de velocidade.

Inclui travagem automática de emergência, alerta de transposição de faixa com correção, alerta de atenção do condutor, reconhecimento de sinais de trânsito digital, monitorização de ângulo morto de longo alcance, controlo de descida de declives e controlo avançado de tração em diversas superfícies.

O novo Peugeot 3008 destaca-se pela sua avançada tecnologia de conectividade e forte compromisso ambiental. Equipado com Peugeot i-Connect e i-Connect Advanced, oferece Apple CarPlay/Android Auto sem fios e um sistema de navegação TomTom com “trip planner”. Inclui reconhecimento vocal para controlo de infotainment e clima, além de atualizações over the air. A conectividade é complementada por tomadas USB-C, carregador sem fios e aplicativo My PEUGEOT para gestão remota do veículo. A abordagem sustentável inclui materiais reciclados são também um ponto importante. Utilização de mais de 500 kg de materiais verdes, incluindo aço e alumínio reciclados e polímeros ecológicos. Redução de inserções decorativas e eliminação de elementos cromados na carroçaria.

Dois níveis de equipamento

A gama do novo PEUGEOT 3008 e E-3008 em Portugal divide-se em dois níveis de equipamento, ALLURE e GT, integrando no seu vasto equipamento os seguintes elementos:

  • ALLURE: Faróis PEUGEOT LED Technology com luzes diurnas ‘3 garras’; Faróis traseiros LED ‘3 garras’; PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® com ecrã duplo HD (2 x 10”); Peugeot i-Connect; Rádio DAB, Bluetooth® (ligação 2 smartphones), Mirror Screen sem fios (Apple CarPlay™ / Android Auto™); VisioPark 1: Câmara de marcha atrás HD e ajuda ao estacionamento traseiro; Acesso e Ligação mãos-livres; Ar condicionado automático bi-zona; Retrovisores exteriores com desembaciador, rebatimento elétrico e iluminação; Jantes em liga leve de 19″; Piso da bagageira modular 2 posições. Conteúdos específicos das versões EV: Cabo de carregamento trifásico modo 3; Carregador embarcado de 11 kW.
  • GT (complementar ao equipamento ALLURE): Faróis PEUGEOT PIXEL LED; Peugeot Panoramic i-Cockpit® com ecrã curvo HD de 21”; Iluminação ambiente no tablier, nas forras das portas dianteiras, por baixo do ecrã panorâmico: associado ao modo de condução, 8 cores personalizáveis; Carregamento do smartphone por indução (15 W); Peugeot i-Connect® Advanced: Navegação conectada 3D TomTom®; i-Toggles virtuais com 10 atalhos personalizáveis; Drive Assist: Cruise Control adaptativo com função Stop & Go; Ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro; Teto & spoiler traseiro Black Diamond; Comutação automática de luzes de máximos; Portão da bagageira motorizado “Easy Open”; Volante aquecido. Conteúdos específicos das versões EV: EV routing (planeamento do itinerário com pontos de carregamento) integrado no Peugeot i-Connect® Advanced; Jantes em liga leve de 20”.

Em cada nível de acabamento, as principais opções encontram-se agrupadas em 3 grandes packs: Pack Visão 360º & Drive Assist, Pack Navegação Panorâmica e Pack Teto de Abrir, no nível ALLURE e Pack Visão 360º & Drive Assist Plus, Pack Hi-Fi FOCAL e Pack Teto de Abrir, no nível GT.

Primeiras sensações

Visualmente o novo Peugeot é muito diferente da geração anterior. As linhas vincadas deram agora lugar a uma frente mais arredondada, apesar da traseira ainda manter linhas retas. É um carro que vai atraír algumas atenções enquanto for novidade, especialmente na cor certa. Não estamos certos se este novo desgin se sobrepõe ao anterior, mas é uma tentativa de fazer algo diferente da Peugeot, o que se louva.

Por dentro, o novo i-Cockpit deu um salto qualitativo. Não eramos apreciadores de algumas carteristicas do anterior i-Cockpit, especialmente o volante pequeno. Visualmente, temos uma evolução positiva e neste conjunto, por algum motivo, as dimensões do volante parecem fazer sentido.

O ecrã do infotainment e do painel de instrumentos estão virados para o condutor o que é um ponto negativo. O ecrã curvo tem um aspeto visual interessante mas o passageir fica com a sensação que não tem infotainment para si, o que num carro familiar é uma decisão que deixa a desejar. Os i toggles dão uma sensação de modernidade extra, mas enganam pois o passageiro pode ficar com a ideia que aquele é o “seu ecrã” mas não são mais do que botões de controlo.

A decisão de colocar o seletor de caixa no tablier e não entre o banco do passageiro e do condutor, como é mais habitual não choca, mas ter o seltor de caixa e o botão do travão de mão (esse sim entre os dois lugares da frente) tão distânciados não faz muito sentido. No entanto, são pormenores que uma utilização diária vai fazer esquecer. O interior é espaçoso, confortável, com bom espaço de arrumação e as linhas são muito agradáveis à vista.

Ensaiamos duas versões deste novo 3008: a versão híbrida de 136 CV e a versão elétrica de 210 CV, as versões disponíveis para o lançamento. Poderemos contar ainda com uma versão PHEV de 195 CV e em 2025 com mais duas opções elétricas de 230 CV / 680km de autonomia e 320 CV/ 525km de autonomia.

A versão de 136 CV híbrida deixou um pouco a desejar. Apesar de cumprir com o seu propósito, revelou-se numa motorização que parece dar pouco. Em aceleração, o tempo entre o pisar do acelerador e a resposta é demasiado grande, o que retira algum prazer na condução e até complica certas manobras de ultrapassagem. Nem no modo Sport notamos diferenças significativas. Na versão elétrica o E-3008 ganha muito. Nota-se claramente que a plataforma foi pensada para ser elétrica e o conjunto pareceu mais harmonioso. A aceleração não é estonteante mas é mais resoluta e dá mais flexibilidade. Sem dúvida que a versão elétrica foi mais agradável de conduzir.

Pontos comuns entre as duas versões, o conforto na condução, uma suspensão bem calibrada, permitindo um rodar suave, controlando bem os movimentos de carroçaria em andamentos mais ritmados. A agilidade é também digna de nota, quer em traçados mais sinuosos, quer em manobras mais dificeis.

Os grafismos do painel de instrumentos são muito agradáveis à vista e dão uma boa ajuda à condução. Por falar em ajudas, os agora obrigatórios sinais sonoros das ajudas à condução que nos podem drenar a paciência, à primeira vista não são fácies de desligar, mas depois de entender o sistema, tal faz-se com dois ou três “cliques”.

No geral, ficamos agradados com esta nova proposta. Especialmente o interior, deixou-nos com vontade de reptir a experiência, mas apenas na versão elétrica. Temos curiosidade em ver como será o desempenho da versão PHEV, com a híbrida a desapontar um pouco. Mas a Peugeot tem aqui uma arma muito forte para se manter no topo do mercado nacional.

Preços

Inicialmente, estarão disponíveis em Portugal com as versões E-3008 de 157 kW (210 cv) com 525 km de autonomia e o 3008 Hybrid de 136 cv e-DCS6. No final do ano, chegará o 3008 Plug-in Hybrid, e em 2025 serão lançadas duas versões BEV: o E-3008 de 240 kW (320 cv) com autonomia de 525 km e 4 rodas motrizes, e o E-3008 de 170 kW (230 cv) com autonomia de 700 km.

Os preços de lançamento para clientes particulares são 34.650€ para o 3008 Hybrid 136 cv e-DCS6 e 46.150€ para o E-3008 Elétrico 210 cv. As versões elétricas incluem a campanha “Tranquilidade 100% Elétrico”, que oferece uma easyWallbox e 4 anos de manutenção e garantia. Para clientes B2B, os preços começam em 33.509€ com IVA para o Hybrid 136 cv e 36.034€ sem IVA para o modelo 100% elétrico.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)