Peugeot 3008 & E-3008: Nova geração chega em maio e já tem preços
A Peugeot lançou os novos modelos 3008 e E-3008, substituindo um dos seus best-sellers dos últimos 10 anos. O 3008 agora está eletrificado, oferecendo uma versão SUV fastback elétrica.
Os modelos chegam ao mercado português em maio, com opções de autonomia e potência variadas. Os preços de lançamento para clientes particulares começam em 34.650 € para o 3008 Hybrid e 46.150 € para o E-3008 Elétrico. Clientes B2B podem adquiri-los a partir de 33.509 € com IVA para o Hybrid e 36.034 € sem IVA para o elétrico. Ambas as versões elétricas incluem a campanha “Tranquilidade 100% Elétrico”, oferecendo uma easyWallbox e 4 anos de manutenção e garantia para clientes particulares.
Uma nova plataforma que permite mais autonomia
Os 3008 e E-3008, destacam-se como os primeiros a utilizar a plataforma STLA Medium da Stellantis, oferecendo desempenho superior em autonomia e tempo de carregamento. Para simplificar a escolha, a gama do novo 3008 baseia-se em dois níveis de acabamento, Allure e GT, com 3 packs de opcionais, contando com três motorizações elétricas (210 cv, 230 cv de longa autonomia e 320 cv Dual Motor, de 4 rodas motrizes), bem como duas mecânicas híbridas, dependendo dos mercados.
Interior e exterior repensados
O design SUV fastback é dinâmico e aerodinâmico, com destaque para a nova secção dianteira e a assinatura luminosa. O interior possui um ecrã panorâmico flutuante de 21 polegadas e iluminação ambiente LED personalizável. A Peugeot introduziu o novo PEUGEOT i-Cockpit®, combinando o head-up display e o ecrã tátil central num único ecrã panorâmico curvo de 21 polegadas. Este ecrã flutuante, iluminado por LED, oferece informações de condução à esquerda e acesso tátil ao centro para funções como climatização, navegação e multimédia.
Nas versões Allure, dois ecrãs digitais de 10 polegadas são disponibilizados com o mesmo efeito flutuante. Os bancos dianteiros, agora certificados com o rótulo AGR, também oferecem ventilação, massagem e apoios laterais adaptativos. O sistema AQS controla a qualidade do ar no habitáculo, enquanto o Clean Cabin, disponível no nível GT, filtra poluentes. O isolamento acústico é reforçado com vidros dianteiros laminados opcionais, combinados com um sistema de áudio Hi-Fi Focal® Premium, composto por 10 altifalantes de alta qualidade.
O habitáculo do novo 3008 oferece 17 espaços de arrumação diferentes, para um volume total de cerca de 34 litros: carregamento de telemóvel sem fios, facilmente acessível na consola central, um espaço arrefecido sob o apoio de braços central, um suporte para óculos de sol na consola do tejadilho, suportes para copos e um porta-luvas.
Com um volume útil de 520 litros sob a chapeleira, a bagageira dos novos 3008 é tão espaçosa como a do antecessor. A nova plataforma STLA Medium permite oferecer, agora, o mesmo espaço de bagageira, qualquer que seja o motor escolhido.
A Peugeot introduziu o sistema Drive Assist Plus nos novos 3008, um passo em direção à condução semiautónoma. Este sistema utiliza sensores e informações de navegação para ajudar o condutor em autoestradas e vias rápidas, incluindo:
- Cruise Control adaptativo com função Stop & Go e assistência à manutenção na faixa de rodagem.
- Mudança de faixa semiautomática.
- Recomendação antecipada de velocidade com deteção de sinais de trânsito e condições climáticas.
As capacidades semiautónomas exigem a validação do condutor, mantendo as mãos no volante. Além disso, os novos 3008 estão equipados com tecnologias de segurança ativa, como travagem automática de emergência, alerta de transposição de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e monitorização de ângulo morto, entre outros.
Argumentos eletrificados
Concebido desde o início como um modelo elétrico, o novo E-3008 beneficia de uma gama de 3 motores de zero emissões (ciclo WLTP, em processo de homologação) para responder a todas as necessidades dos clientes:
– 525 km de autonomia, 2 rodas motrizes, 210 cv/157 kW,
– Dual Motor com uma autonomia de 525 km, 4 rodas motrizes, 320 cv/240 kW,
– Grande autonomia de 700 km, 2 rodas motrizes, 230 cv/170 kW.
· O motor elétrico e o redutor
Esta nova geração de motores síncronos de ímanes permanentes oferece mais potência e maior eficiência. As versões com tração a 2 rodas debitam 157 kW (343 Nm) ou 170 kW (343 Nm). A versão Dual Motor com tração às 4 rodas debita um total de 240 kW (157 kW à frente e 83 kW atrás). O motor dianteiro debita 343 Nm de binário e o motor traseiro 166 Nm.
A bateria de iões de lítio de alta tensão de 400 V, com a sua composição química NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), está colocada sob o piso e alimenta o motor elétrico para a tração do veículo. Os demais consumidores de eletricidade (luzes, infotainment, etc.) continuam a ser alimentados por uma bateria de 12V, ela própria alimentada pela bateria de alta tensão, através do conversor.
Existem três definições técnicas para a bateria de alta tensão (ciclo WLTP, em fase de homologação):
· 525 km de autonomia (2 rodas motrizes), com 73 kWh,
· Dual Motor com uma autonomia de 525 km, com 73 kWh,
· Grande autonomia de 700 km (2 rodas motrizes), com 98 kWh.
A bateria tem uma garantia de 8 anos (ou 160 000 km) a 70% da sua capacidade de carga.
Preços
Para particulares
Versão | Allure (€) | GT (€) |
---|---|---|
Motor Gasolina | ||
Hybrid 136 cv e-DCS6 | 34.650 | 39.150 |
Motor Elétrico | ||
Elétrico 210 cv (157 kW) – Bateria 73 kWh | 46.150 | 51.150 |
Peugeot 3008 e E-3008 para clientes B2B:
Versão | Allure (€) | GT (€) |
---|---|---|
Motor Gasolina | ||
Hybrid 136 cv e-DCS6 | 33.509 | 37.559 |
Motor Elétrico | ||
Elétrico 210 cv (157 kW) – Bateria 73 kWh | 44.321 | 49.021 |
Versão | Allure (€) | GT (€) |
---|---|---|
Motor Gasolina | ||
37.150 | 41.650 | |
Motor Elétrico | ||
Elétrico 210 cv (157 kW) – Bateria 73 kWh | 47.150 | 52.150 |
0 comentários