Paridade de preços entre automóveis elétricos e a combustão interna a partir de 2025… talvez!
Não se pode negar que os automóveis elétricos são mais caros do que os com motor de combustão interna. Os elétricos têm outros argumentos a médio-longo prazo, como o facto de se poupar dinheiro sempre que é necessário ‘abastecer’, mas o facto do investimento inicial ser ainda maior do que num automóvel ‘à antiga’ – pode ficar ainda mais caro tendo em conta a possibilidade dos incentivos estatais à compra de carros elétricos ficarem de fora do próximo Orçamento do Estado – pode travar as intenções de alguns condutores.
A venda de automóveis elétricos continua a crescer mais do que a de veículos a gasolina, por exemplo, mas também porque o mercado começa a oferecer cada vez mais opções elétricas.
O diretor financeiro da Volkswagen, Arno Antlitz, afirmou à Reuters que o aumento dos custos dos materiais das baterias elétricas, significa que só em 2025 é que este construtor de automóveis poderá produzir alguns veículos eléctricos com margem de lucro igual à dos veículos a combustão. Logo, o preço de alguns destes modelos pode, assim, baixar.
Antlitz salientou que muito da margem de lucro depende do custo dos materiais para a produção das baterias e isso tem levado ao atraso na paridade dos preços entre veículos. O responsável financeiro do construtor acredita ser importante que a Volkswagen seja capaz de produzir na Europa as suas próprias baterias. Mas para isso tem ainda de construir uma nova fábrica, possivelmente no flanco leste do espaço europeu.
Concluindo, caso tudo corra bem e o modelo ID.2 seja um sucesso para a Volkswagen, os preços dos veículos elétricos podem começar a baixar, mas as incógnitas ainda são muitas.
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