Nova geração do Kia Niro inclui uma versão híbrida e uma totalmente elétrica
O muito aguardado Kia Niro já conta com muitas das novidades que fomos conhecendo dos modelos mais recentes da marca como o EV6 ou o Sportage, além de outras.
Com a chegada da nova geração do Kia Niro, a marca sul-coreana dá continuidade ao incrível processo de evolução que tem conquistado nos últimos anos e que tem feito crescer a procura pelos seus modelos. Um dos mais importantes é certamente o Niro, pois trata-se de uma opção que reúne um bom conjunto de características que têm sido procuradas por uma grande maioria dos consumidores, tais como o visual de SUV e as opções eletrificadas, mas que, com esta nova geração, traz também a marca para um espaço temporal mais avançado e arrojado em termos estilísticos, que também lhe poderá dar um pouco mais de destaque.
As linhas mais arrojadas traduzem-se num visual mais contemporâneo, com elementos bastante marcantes como os novos grupos óticos dianteiros ou a faixa vertical que se destaca no pilar traseiro. Na frente, a marca afirma que o “Tiger Nose” tem um novo desenho, mas que continua presente e que as luzes de condução diurna têm um traço inspirado no registado pela pulsação, sendo que a versão totalmente elétrica se distingue da híbrida pela presença da tampa da tomada de carregamento no centro da secção dianteira.
A tal faixa vertical que encontramos no pilar traseiro do novo Niro não é apenas um detalhe estético, uma vez que no seu interior há uma abertura que ajuda a canalizar o ar e a aerodinâmica deste modelo. Ainda assim, e em conjunto com as nove cores disponíveis para a carroçaria, esta mesma faixa pode ser personalizada em seis tons diferentes, o que pode dar origem a 23 combinações distintas para o novo Kia Niro. Quanto aos grupos óticos traseiros, o seu formato de boomerang numa posição vertical também contribui para o visual sofisticado e na zona inferior do pára-choques, está também um elemento com o mesmo traço “heartbeat”.
Ainda que este novo modelo tenha crescido face ao seu antecessor, com mais 45 mm no comprimento e 20 mm na largura e na distância entre eixos, o peso total do conjunto é agora inferior, com uma diferença de 20 quilos na versão híbrida e 50 na totalmente elétrica. Isto faz com que o espaço disponível a bordo seja ainda mais amplo, especialmente para quem viaja nos lugares traseiros. Além disso, o conforto também é anunciado como estando num patamar superior, bem como a versatilidade a bordo, que inclui detalhes tão interessantes como as tomadas USB-C na lateral das costas dos assentos dianteiros e que tanto jeito dão para quem viaja atrás com dispositivos eletrónicos.
Nos lugares da frente, identificamos diversas semelhanças com modelos como o EV6 e o Sportage, tais como a instrumentação totalmente digital e o monitor central tátil de grandes dimensões e com um grafismo muito semelhante. Os comandos da climatização contam com o visual que alterna entre os comandos do sistema com o simples premir de um comando e além disso, quem se sentar na versão EV, totalmente elétrica, também vai reconhecer o comando rotativo da caixa, instalado na consola central entre os assentos.
Em termos de motorizações, o novo Niro tem duas opções: a híbrida e a totalmente elétrica. No primeiro caso, trata-se de um sistema muito semelhante ao que já testámos com o Kia Sportage, que é composto pela motorização 1.6 GDI a gasolina de 141 cavalos e por um motor elétrico de 44 cavalos. Em termos de consumo, são indicadas médias em torno dos 4,7 litros para cada 100 quilómetros e a caixa automática de seis relações com dupla embraiagem já não inclui a marcha-atrás, uma vez que esta manobra será sempre efetuada em modo 100 por cento elétrico. E já que falamos nisso, resta falar sobre a versão que dispensa por completo a utilização de combustíveis fósseis. No novo Niro EV, a Kia incluiu uma motorização com o mesmo patamar de potência do seu antecessor, com 204 cavalos e um binário de 255 Nm, suficientes para prestações como os 7,8 segundos que demora para acelerar dos 0 aos 100 km/h ou os 167 km/h de velocidade máxima. A autonomia máxima anunciada é de 460 quilómetros num percurso misto, mas pode superar os 600 quilómetros (WLTP) numa utilização puramente citadina. A bateria de 64,8 kWh pode ser carregada dos 10 aos 80% em apenas 43 minutos num carregador de potência mais elevada.
No nosso mercado, estas duas versões estão disponíveis com dois níveis de equipamento (Drive e Tech) e com preços a começar nos 37.900 euros no caso da versão híbrida e nos 48.500 euros no caso da opção totalmente elétrica. E tal como é hábito na marca, estão disponíveis algumas campanhas de lançamento para clientes privados e empresariais, que podem deixar o Niro EV com um preço em torno dos 42.625 euros.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários