Maserati apresenta o seu novo GranTurismo, recordando as suas origens
O nome GranTurismo já conta com uma enorme história na marca do tridente, que começou ainda antes de receber este nome, com o A6 1500 de há 75 anos.
Depois de alguns teasers com mais ou menos camuflagem, em versões convencionais a gasolina ou as totalmente elétricas “Folgore”, o novo Maserati GranTurismo é oficial. Mantem as linhas de um verdadeiro GranTurismo e que é identificado de imediato assim que o vemos, mas também liga perfeitamente com os seus antecessores e até com outros modelos mais atuais da marca como o MC20, por exemplo.
Com o GranTurismo, a Maserati pretende regressar à ribalta, trazendo todos os seus trunfos históricos para cima da mesa. E são muitos, tais como os que podemos ver nestas imagens, o novo GranTurismo tem diversos antecessores de peso e todos estes dignos representantes do movimento “Made in Italy”. Aliás, o novo Maserati GranTurismo foi desenvolvido no Maserati Innovation Lab, e será produzido no polo fabril de Mirafiori, em Turim. O novo GranTurismo é 100% Made in Italy, e é um epitome da “Performance de luxo italiana”, um conceito típico de todos os modelos da Maserati.
Do ponto de vista estilístico, o design do GranTurismo representa um equilíbrio perfeito entre beleza e funcionalidade, sem ostentação. Com linhas inegavelmente únicas e imediatamente reconhecíveis: uma forma pura, perfeita para cobrir a melhor mecânica da classe, e enfatizando a pureza das suas formas e os seus refinados elementos de estilo. As proporções clássicas dos automóveis da marca foram mantidas, com o longo capô e a secção central da carroçaria intersectada pelos quatro guarda-lamas. Ao invés, a linha de tejadilho exibe uma quebra dinâmica, para sublinhar a curva do pilar que exibe o emblemático logótipo do Tridente.
A gama do novo Maserati GranTurismo será composta por dois tipos de motorização: gasolina e elétrico. O primeiro recebe o revolucionário motor V6 Nettuno Twin Turbo de 3,0 litros e 490 cavalos, sendo a variante de alta performance, o Trofeo, baseada no mesmo motor, mas evoluído para uma potência máxima de 550 cavalos.
Quando ao novo ‘Folgore’, o nome das versões elétricas da Maserati, o seu sistema tem como base uma tecnologia de 800 Volt, e inclui três motorizações, cada uma delas com 300 kW de magneto permanente, algo como 408 cavalos de potência em cada um deles. A bateria possui uma capacidade nominal de 92,5 kWh, e uma capacidade de descarga de 560 kW, para transmitir de forma contínua às rodas cerca de 760 cv. A configuração específica e a disposição inovadora da bateria resultam numa contenção da altura do veículo de 1353 mm, para não comprometer a sua natureza desportiva. O formato do pack de baterias, conhecido como ‘T-bone’, faz parte da abordagem “zero compromissos” da Maserati, e evita que os módulos da bateria tenham de ser colocados sob os bancos, sobretudo através da montagem dos mesmos em redor do túnel central, assim reduzindo consideravelmente o ponto H do automóvel.
Em termos de arquitetura técnica, o novo modelo é o resultado de um projeto inovador, que faz um uso extensivo de materiais leves, como o alumínio e o magnésio, juntamente com aço de alta performance. Uma abordagem ‘multimateriais’ como esta obrigou a que novos processos de fabrico fossem criados, resultando em valores de peso referenciais para a classe.
Esta abordagem é combinada com a nova arquitetura elétrica/eletrónica Atlantis High, baseada em mensagens canFD enviadas a velocidades de até 2 ms. O sistema também conta com uma avançada função de cibersegurança de nível 5, e funcionalidades remotas flash-over-the-air. O fulcro desta solução é o controlador principal Vehicle Domain Control Module (VDCM), um projeto 100% Maserati, que consiste no software que assegura um controlo de 360° de todos os sistemas mais importantes do automóvel, para a melhor experiência de condução em todas as condições.
No interior, o moderno habitáculo do Maserati GranTurismo está equipado com sistemas inovadores, incluindo o sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant (MIA), um sistema de infoentretenimento de última geração; o monitor de conforto que reúne as principais funções numa interface integrada controla através de um ecrã sensível ao toque; um relógio digital; e o Head-Up Display (disponível como opção). O GranTurismo também oferece uma “experiência acústica integral”, garantida pela emblemática assinatura sonora do motor Maserati, mesmo na versão elétrica, graças ao inovador trabalho levado a cabo pelos engenheiros do Maserati Innovation Lab. A experiência sonora é completada pelo imersivo sistema de som Sonus faber 3D. Concebido e produzido pela manufatura italiana de alta-fidelidade, o sistema de som oferece dois níveis de personalização, contando com até 19 altifalantes e som 3D, com uma potência de até 1195 W, para uma profundidade de campo e uma envolvência acústica verdadeiramente únicas.
No lançamento, o GranTurismo está, igualmente, disponível na edição de lançamento PrimaSerie 75th Anniversary Launch Edition, uma série limitada dotada de conteúdos exclusivos e dedicada ao recente 75º aniversário deste ícone da Maserati.
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