Carlos Tavares: “A decisão-chave foi a fusão com a Fiat Chrysler” (Áudio)
Carlos Tavares: “O que foi decidido a nível europeu foi um erro crasso”

Mais 9 mil pontos de carregamento até 2025

By on 24 Outubro, 2023

O número de pontos de carregamento vai aumentar nos próximos tempos e os utilizadores de veículos elétricos irão ter cada vez mais opções para recarregarem o seu automóvel. Segundo um estudo apresentado pela MOBI.E o número de pontos de carregamento vai aumentar significativamente nos próximos anos.

A MOBI.E apresentu o estudo com o nome “Infraestruturas de Carregamento de Apoio à Transição Energética da Mobilidade em Portugal”. Nele, foi possível identificar as temáticas mais relevantes para o futuro da mobilidade elétrica e sustentável no território nacional.

No que diz respeito ao número de pontos de carregamento, uma análise que prevê que, até 2025, serão criados mais de nove mil pontos de carregamento e mais de 76 mil até 2050, totalizando, nessa altura, mais de 80 mil pontos. Está prevista até 2050 uma aplicação de capital que ronda os 1,7 mil milhões de euros, de forma a cumprir o regulamento europeu “Alternative Fuel Infrastructure Regulation” (AFIR). Este investimento vai permitir uma poupança adicional de 3,3 milhões de toneladas de CO2, com um benefício económico estimado de 1,9 mil milhões de euros.

Neste momento, a percentagem média de postos de carregamento rápidos e ultrarrápidos encontra-se nos 37% em Portugal, um valor que está acima da média europeia de 20%. Em relação aos pontos de carregamento para veículos pesados, o estudo prevê que sejam instalados mais 1.588 até 2050.

Outro dado relevante que o estudo apresenta é a potência da rede, que atualmente é de 216 MW (acima do valor necessário de 195 MW), mas com uma previsão de alcançar os 1.230 MW até 2030 e os 3.320 MW até 2050.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)