Lightyear 0 acrescenta 70 km diários à autonomia usando apenas a luz do sol
Usar um carro elétrico que consegue carregar enquanto nos estamos a deslocar de um lado para o outro poderá ser uma realidade em breve com a presença de sistemas como o da Lightyear, baseados em energia solar.
É um conceito que até nos deixa a pensar como é que ainda não foi mais desenvolvido, principalmente em países com bastante sol como é o nosso caso. Mas a verdade, é que a energia solar é apenas uma das formas que podemos utilizar para converter em eletricidade, de forma a mover um carro elétrico, por exemplo. A única questão passa for fazê-lo de uma forma que seja viável e utilizável.
Para a Lightyear, no entanto, uma empresa de tecnologia sediada nos Países Baixos, esta é uma hipótese mais do que real e já é usada para fazer locomover o seu modelo ‘0’ (zero). Visualmente, este é um modelo com um formato mais peculiar do que o habitual, mas apenas porque este foi desenvolvido para oferecer o mínimo de resistência aerodinâmica possível. Além disso, este formato é também perfeito para criar uma área generosa de carroçaria, na qual poderão ser instalados painéis solares capazes de captar energia para o sistema elétrico deste modelo.
Tudo está perfeitamente integrado e, num primeiro olhar, mal percebemos que estes estão presentes. Num olhar mais atento, no entanto, conseguimos perceber que todo o capot dianteiro está forrado com inúmeros painéis fotovoltaicos de um tamanho mais compacto, tal como todo o tejadilho, desde a junção com o pára-brisas até quase ao último centímetro do comprimento deste modelo, num total de área que chega aos cinco metros quadrados.
Em condições ideais, ou seja, num fantástico dia de sol, os painéis fotovoltaicos do Lightyear 0 conseguem gerar energia suficiente para adicionar cerca de 70 quilómetros à autonomia deste modelo que, sem esta ajuda, já conta com um valor de 625 quilómetros. A bateria de 60 kWh está programada para alimentar os quatro motores elétricos presentes no Lightyear 0, um integrado em cada roda, enquanto recebe a energia dos painéis fotovoltaicos, o que, segundo a Lightyear, nas tais condições ideais e em zonas como o sul de Espanha ou Portugal, pode fazer com que se percorram cerca de 1000 mil quilómetros entre carregamentos completos a partir da rede.
Segundo as informações reveladas pela empresa, apenas 946 unidades deste modelo deverão ser produzidas e cada uma delas com um preço em torno dos 250 mil euros. A produção está prevista para começar em outubro, com as primeiras entregas em novembro. A ideia principal, no entanto, é fazer com que este conceito seja mais conhecido do público em geral e que sejam exploradas as suas capacidades, de forma a conseguir desenvolver um outro modelo, o Lightyear 2, de tamanho mais compacto e destinado à produção em série, mas com um preço em torno dos 30 mil euros. E este, está já previsto para o início de 2025.
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