Jaguar aproveita baterias do I-Pace para sistema de armazenamento de energia
Através de uma parceria com a Off Grid Energy, a Jaguar acaba de criar uma nova unidade de carregamento com zero emissões, usando baterias de segunda vida, provenientes do I-Pace.
As baterias de segunda vida têm um potencial incrível para ser usadas como uma solução de armazenamento de energia e foi justamente isso que a Jaguar, em conjunto com a Off Grid Energy esteve a desenvolver.
O novo sistema de armazenamento de energia consegue oferecer até 125 kW de potência, suficientes para carregar um I-Pace, por exemplo, ou fornecer energia suficiente a uma habitação de tamanho médio durante uma semana. Para carregar este sistema, é possível usar os painéis solares da Off Grid Energy, uma solução independente composta por um sistema de baterias conectado a um conversor bidirecional e aos sistemas de gestão de controlo derivados. Disponíveis para aluguer comercial, as unidades integram ligações de carregamento para veículo elétrico Type 2 com controlo dinâmico e uma potência de até 22 kW CA para carregar veículos elétricos.
A Off Grid Energy reutiliza diretamente até 85 % das baterias de veículos fornecidas pela Jaguar Land Rover em conjunto com a unidade de armazenamento, incluindo módulos e cablagem. Os restantes materiais são reciclados e reenviados à cadeia de fornecimento. E quanto ao sistema de armazenamento de energia produzido com os módulos antigos do I-Pace, a sua portabilidade faz com que atue como um gigante powerbank, fornecendo energia onde esta é mais precisa, seja na garagem de casa ou num qualquer lugar remoto e sem acesso a eletricidade.
“Este anúncio é um excelente exemplo da nossa forma de colaborar com os líderes do setor para atingir um futuro sustentável e uma verdadeira economia circular. É para nós um prazer colaborar com a Off Grid Energy e dar uma segunda vida às baterias do Jaguar I-PACE como unidades portáteis de energia com zero emissões e apoiar a Jaguar TCS Racing nesta temporada, pois representa uma oportunidade excecional de demonstrar as capacidades destas unidades”.
Andrew Whitworth, Battery Manager, Circular Economy Team, Jaguar Land Rover
“O primeiro modelo completamente elétrico da Land Rover deverá ser lançado em 2024 e a Jaguar deverá ser uma marca totalmente elétrica a partir de 2025. Assim, a transição para um futuro elétrico é a chave da nossa estratégia de sustentabilidade através do desenvolvimento de um ecossistema de veículos elétricos integral, das baterias ao carregamento. Isto inclui os nossos esforços para desenvolver inovações técnicas e empresariais para a reutilização de baterias noutras aplicações. A nossa parceria com a Off Grid Energy encontra-se em conformidade com a nossa orientação e demonstra que é possível fornecer energia com zero emissões através da combinação de baterias renováveis e recuperadas. Durante os testes em Valencia, a equipa Jaguar TCS Racing demonstrou que podemos servir de inspiração para todo o setor, continuar a procurar sinergias e confirmar a viabilidade das soluções de energia limpa”.
François Dossa, Executive Director, Strategy & Sustainability, Jaguar Land Rover
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)“Foi um privilégio trabalhar com a Jaguar Land Rover, um parceiro muito empenhado no nosso objetivo de desenvolver um produto sólido e uma opção comercial viável dando uma segunda vida aos módulos de veículos elétricos. Escrevemos um novo capítulo na história da sustentabilidade como fabricante de tecnologias eficientes em termos energéticos e com redução de carbono. Esperamos continuar a colaborar com a Jaguar Land Rover e disponibilizar soluções inovadoras de infraestrutura de carregamento para apoiar a eletrificação dos seus veículos líderes no seu segmento”.
Danny Jones, Director, Off Grid Energy
0 comentários