Hyundai Kauai EV Premium – Ensaio Teste

By on 26 Agosto, 2020

Hyundai Kauai EV Premium

Texto: João Isaac

Prático,

rápido, silencioso e amigo do ambiente

O Hyundai Kauai é um dos crossovers urbanos de segmento B com uma das gamas mais completas do mercado. Para quem as versões eletrificadas não são ainda opção, a Hyundai propõe dois motores T-GDi a gasolina, o 1.0 de 120 cavalos e o 1.6 de 177. No entanto, o Kauai é, a par do Ioniq, um dos principais pilares da eletrificação da Hyundai, quer com uma versão híbrida no catálogo, quer com esta que aqui ensaiamos, totalmente elétrica. Esta motorização livre de emissões está igualmente disponível em duas versões de motor e bateria, com 100 kW de potência e 39 kWh de capacidade ou, a versão que conduzimos e igualmente o mais potente de todos os Kauai, com motor de 150 kW e bateria de 64 kWh.

Veja o vídeo do nosso ensaio ao Hyundai Kauai EV Premium:

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Imagem; facilidade de condução; autonomia.

Menos:

Preço; conforto no banco traseiro.

Exterior

8/10

Exterior (8/10) O Kauai é assumidamente um dos crossovers urbanos de design mais irreverente do segmento, principalmente graças ao elevado contraste conseguido pelos extensos frisos plásticos que protegem a carroçaria, mas também pela iluminação, dianteira e traseira, com grupos óticos separados. No caso deste Electric, destaca-se uma redesenhada secção dianteira, sem grelhas, com aerodinâmica apurada, e onde se encontram as tomadas para carregamento da bateria. As jantes são de 17 polegadas, com desenho específico e quase completamente fechadas, beneficiando igualmente a eficiência ao furar o ar.

Interior

7/10

Interior (7/10) O habitáculo do Kauai é um sítio muito agradável para se estar, mas o desenho do tablier, embora apelativo e bem conseguido, não tem o arrojo do exterior. Os materiais aplicados são predominantemente rijos, excepto no painel frontal do tablier e na zona intermédia dos forros das portas, aqui mais agradáveis ao toque. Ainda assim, no que diz respeito a qualidade de construção, não há falhas a apontar.

O painel de instrumentos é muito completo, com informação de leitura fácil referente à energia consumida e regenerada e ao centro do tablier, como é hábito nos modelos da Hyundai, está colocado o display tátil de 8 polegadas do infotainment, um dos sistemas mais agradáveis de utilizar do segmento, com bom grafismo e sem dispensar os botões físicos de atalho para os vários menus.

O espaço no banco traseiro é o adequado para dois passageiros de estatura média, com centímetros livres suficientes para a cabeça e pernas. No entanto, a pouca altura entre o piso do Kauai e o assento do banco obriga-nos a viajar com as pernas ligeiramente dobradas. Se for necessário transportar uma terceira pessoa no lugar central, embora possível, aconselha-se que o trajeto seja curto. A bagageira conta com 332 litros de capacidade.

Equipamento

7/10

Equipamento (7/10) A unidade em ensaio é o Kauai Premium, o mais acessível dos três níveis de equipamento disponíveis. No entanto, mesmo contando com a mais curta lista de equipamento, não lhe faltam elementos como o acesso e arranque sem chave, os vidros escurecidos, o ar condicionado automático, a pintura bicolor, a compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play e ainda os sensores traseiros e a câmara de apoio ao estacionamento. Relativamente a tecnologia de apoio à condução, é importante realçar a presença do assistente de manutenção na faixa de rodagem e o alerta de fadiga do condutor.

Consumos

/10

Consumos (9/10) Esta é uma avaliação para a qual contribuem sempre imensos factores externos, sobre os quais não temos qualquer influência, sejam eles o trânsito ou a temperatura ambiente. Ainda assim, selecionando-se o modo ECO do Kauai elétrico através do botão Drive Mode colocado na consola, não nos foi nada difícil percorrer 50 quilómetros, dos quais cerca de 20 em ambiente de autoestrada, e chegar ao destino com um valor de consumo energético de 13,1 kWh/100 km, abaixo dos 15,4 declarados pela Hyundai. É igualmente importante destacar a elevada autonomia declarada pela Hyundai, com 449 quilómetros medidos já segundo o ciclo WLTP, um valor que, certamente, já reduz bastante a ansiedade daqueles que ainda olham de lado para os modelos puramente elétricos.

Ao Volante

8/10

Ao volante (8/10) Relativamente aos restantes Kauai, este Electric é tão ou mais fácil de guiar do que eles. A posição de condução vai certamente agradar aos fãs dos crossovers urbanos, bem como a rapidez com que se arranca e a facilidade com que se deixa levar. Chave no bolso, ligar o motor ao toque de um botão e selecionar o modo Drive no botão da consola central e estamos prontos. As capacidades do chassis do Kauai não são já uma novidade para ninguém, argumento em muito explicado pela geometria independente da suspensão traseira, algo muito raro neste segmento. E mesmo com o acréscimo considerável de peso, explicado pela presença das baterias, o comportamento continua em muito bom plano. No entanto, não se tratando de um desportivo, o que o Kauai tem de oferecer aos seus ocupantes é conforto, e nesse aspecto, passa igualmente com distinção, com uma boa capacidade de filtragem das irregularidades do piso, também ajudada pelos pneus de medida 215/55.

 

Motor

8/10

Motor (8/10) Estão disponíveis três modos de condução, Eco, Comfort e Sport. E se no primeiro as acelerações são fluídas e rápidas o suficiente para a condução do dia-a-dia, selecionando-se o último, o Kauai muda por completo a forma como entrega os mais de 200 cavalos de potência, tendo força mais do que suficiente para os pneus dianteiros perderem tração ao acelerar a fundo a cerca de 50 km/h. O modo Comfort prima pelo equilíbrio entre eficiência e capacidade de aceleração, sendo o mais indicado para uma condução dita normal. No volante, através das patilhas, é possível controlar a capacidade regenerativa da máquina elétrica, sendo que na sua configuração mais elevada, é possível conduzir o Kauai quase sem tocar no pedal de travão.

Balanço Final

8/10

Balanço final (8/10) Mantendo toda a irreverência das linhas exteriores do Kauai, adicionando-lhe apenas algumas soluções que visam melhorar o desempenho aerodinâmico, esta versão 100% elétrica pode muito bem ser aquilo que muitos clientes procuram. Um pequeno SUV urbano, prático, despachado para a correria do dia-a-dia na cidade, mas com o enorme benefício de uma utilização limpa e silenciosa. Com uma autonomia superior a 400 quilómetros, essa desculpa começa agora a deixar de o ser e este Kauai já consegue assim lançar-se em viagens mais longas, extra urbanas. O consumo e facilidade de utilização convencem, mas o preço de quase 45 mil euros poderá afastar potenciais clientes que não resistem às muitas qualidades do crossover compacto elétrico da Hyundai.

Concorrentes

DS 3 Crossback E-Tense, elétrico, 136 cv, 260 Nm; 0-100 km/h em 8,7 seg,; 150 km/h; autonomia: 317 km; 17.8 kWh/100 km; 38 800 euros

Ficha Técnica

Motor

Tipo: elétrico

Capacidade da bateria (kWh):  64

Potência máxima (CV/rpm): 204/nd

Binário máximo (Nm/rpm): 395/nd

Transmissão: automática de 1 velocidade

Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/independente multibraços

Travões (fr/tr): discos ventilados/discos

Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 7,6

Velocidade máxima (km/h): 167

Consumos misto (kWh/100 km): 15,4

Emissões CO2 (gr/km): na

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4180/1800/1570

Distância entre eixos (mm): 2600

Peso (kg): 1760

Capacidade da bagageira (l): 332

Pneus (fr/tr): 215/55 R17

Preço da versão base (Euros): 39.105

Preço da versão Ensaiada (Euros): 44.500

Mais/Menos


Mais

Imagem; facilidade de condução; autonomia.

Menos

Preço; conforto no banco traseiro.

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 44500€

Preço da versão base (Euros): 39105€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Exterior (8/10) O Kauai é assumidamente um dos crossovers urbanos de design mais irreverente do segmento, principalmente graças ao elevado contraste conseguido pelos extensos frisos plásticos que protegem a carroçaria, mas também pela iluminação, dianteira e traseira, com grupos óticos separados. No caso deste Electric, destaca-se uma redesenhada secção dianteira, sem grelhas, com aerodinâmica apurada, e onde se encontram as tomadas para carregamento da bateria. As jantes são de 17 polegadas, com desenho específico e quase completamente fechadas, beneficiando igualmente a eficiência ao furar o ar.

Interior

Interior (7/10) O habitáculo do Kauai é um sítio muito agradável para se estar, mas o desenho do tablier, embora apelativo e bem conseguido, não tem o arrojo do exterior. Os materiais aplicados são predominantemente rijos, excepto no painel frontal do tablier e na zona intermédia dos forros das portas, aqui mais agradáveis ao toque. Ainda assim, no que diz respeito a qualidade de construção, não há falhas a apontar.

O painel de instrumentos é muito completo, com informação de leitura fácil referente à energia consumida e regenerada e ao centro do tablier, como é hábito nos modelos da Hyundai, está colocado o display tátil de 8 polegadas do infotainment, um dos sistemas mais agradáveis de utilizar do segmento, com bom grafismo e sem dispensar os botões físicos de atalho para os vários menus.

O espaço no banco traseiro é o adequado para dois passageiros de estatura média, com centímetros livres suficientes para a cabeça e pernas. No entanto, a pouca altura entre o piso do Kauai e o assento do banco obriga-nos a viajar com as pernas ligeiramente dobradas. Se for necessário transportar uma terceira pessoa no lugar central, embora possível, aconselha-se que o trajeto seja curto. A bagageira conta com 332 litros de capacidade.

Equipamento

Equipamento (7/10) A unidade em ensaio é o Kauai Premium, o mais acessível dos três níveis de equipamento disponíveis. No entanto, mesmo contando com a mais curta lista de equipamento, não lhe faltam elementos como o acesso e arranque sem chave, os vidros escurecidos, o ar condicionado automático, a pintura bicolor, a compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play e ainda os sensores traseiros e a câmara de apoio ao estacionamento. Relativamente a tecnologia de apoio à condução, é importante realçar a presença do assistente de manutenção na faixa de rodagem e o alerta de fadiga do condutor.

Consumos

Consumos (9/10) Esta é uma avaliação para a qual contribuem sempre imensos factores externos, sobre os quais não temos qualquer influência, sejam eles o trânsito ou a temperatura ambiente. Ainda assim, selecionando-se o modo ECO do Kauai elétrico através do botão Drive Mode colocado na consola, não nos foi nada difícil percorrer 50 quilómetros, dos quais cerca de 20 em ambiente de autoestrada, e chegar ao destino com um valor de consumo energético de 13,1 kWh/100 km, abaixo dos 15,4 declarados pela Hyundai. É igualmente importante destacar a elevada autonomia declarada pela Hyundai, com 449 quilómetros medidos já segundo o ciclo WLTP, um valor que, certamente, já reduz bastante a ansiedade daqueles que ainda olham de lado para os modelos puramente elétricos.

Ao volante

Ao volante (8/10) Relativamente aos restantes Kauai, este Electric é tão ou mais fácil de guiar do que eles. A posição de condução vai certamente agradar aos fãs dos crossovers urbanos, bem como a rapidez com que se arranca e a facilidade com que se deixa levar. Chave no bolso, ligar o motor ao toque de um botão e selecionar o modo Drive no botão da consola central e estamos prontos. As capacidades do chassis do Kauai não são já uma novidade para ninguém, argumento em muito explicado pela geometria independente da suspensão traseira, algo muito raro neste segmento. E mesmo com o acréscimo considerável de peso, explicado pela presença das baterias, o comportamento continua em muito bom plano. No entanto, não se tratando de um desportivo, o que o Kauai tem de oferecer aos seus ocupantes é conforto, e nesse aspecto, passa igualmente com distinção, com uma boa capacidade de filtragem das irregularidades do piso, também ajudada pelos pneus de medida 215/55.

 

Concorrentes

DS 3 Crossback E-Tense, elétrico, 136 cv, 260 Nm; 0-100 km/h em 8,7 seg,; 150 km/h; autonomia: 317 km; 17.8 kWh/100 km; 38 800 euros

Motor

Motor (8/10) Estão disponíveis três modos de condução, Eco, Comfort e Sport. E se no primeiro as acelerações são fluídas e rápidas o suficiente para a condução do dia-a-dia, selecionando-se o último, o Kauai muda por completo a forma como entrega os mais de 200 cavalos de potência, tendo força mais do que suficiente para os pneus dianteiros perderem tração ao acelerar a fundo a cerca de 50 km/h. O modo Comfort prima pelo equilíbrio entre eficiência e capacidade de aceleração, sendo o mais indicado para uma condução dita normal. No volante, através das patilhas, é possível controlar a capacidade regenerativa da máquina elétrica, sendo que na sua configuração mais elevada, é possível conduzir o Kauai quase sem tocar no pedal de travão.

Balanço final

Balanço final (8/10) Mantendo toda a irreverência das linhas exteriores do Kauai, adicionando-lhe apenas algumas soluções que visam melhorar o desempenho aerodinâmico, esta versão 100% elétrica pode muito bem ser aquilo que muitos clientes procuram. Um pequeno SUV urbano, prático, despachado para a correria do dia-a-dia na cidade, mas com o enorme benefício de uma utilização limpa e silenciosa. Com uma autonomia superior a 400 quilómetros, essa desculpa começa agora a deixar de o ser e este Kauai já consegue assim lançar-se em viagens mais longas, extra urbanas. O consumo e facilidade de utilização convencem, mas o preço de quase 45 mil euros poderá afastar potenciais clientes que não resistem às muitas qualidades do crossover compacto elétrico da Hyundai.

Mais

Imagem; facilidade de condução; autonomia.

Menos

Preço; conforto no banco traseiro.

Ficha técnica

Motor

Tipo: elétrico

Capacidade da bateria (kWh):  64

Potência máxima (CV/rpm): 204/nd

Binário máximo (Nm/rpm): 395/nd

Transmissão: automática de 1 velocidade

Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/independente multibraços

Travões (fr/tr): discos ventilados/discos

Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 7,6

Velocidade máxima (km/h): 167

Consumos misto (kWh/100 km): 15,4

Emissões CO2 (gr/km): na

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4180/1800/1570

Distância entre eixos (mm): 2600

Peso (kg): 1760

Capacidade da bagageira (l): 332

Pneus (fr/tr): 215/55 R17

Preço da versão base (Euros): 39.105

Preço da versão Ensaiada (Euros): 44.500

Preço da versão ensaiada (Euros): 44500€
Preço da versão base (Euros): 39105€