Hoje é finalmente o dia em que conhecemos a versão final do smart #1
A smart apresentou hoje a versão final do novo smart, aquele como que pretende dar início à mobilidade de futuro e revolucionar a forma como nos ligamos a um automóvel.
A apresentação do novo smart #1 começa por destacar uma nova era de mobilidade, em que um automóvel é mais do que um mero transporte e sim um companheiro. Mas também afirma que a mobilidade de que falamos hoje em dia se destina a reunir pessoas e unir ideias, dando vida a uma variedade de experiências partilhadas. É para este mundo que o smart #1 foi criado, apostando numa tecnologia que se adapta ao nosso estilo de vida e não o contrário.
Tal como é referido por Tong Xiangbei, CEO global da smart Automobile Co. Ltd., “a estreia mundial do smart #1 em Berlim assinala outro marco na incrível jornada de desenvolvimento que iniciámos com a renovação da marca. Sendo o primeiro da família de veículos totalmente elétricos da nova geração, o novíssimo smart #1 é a personificação perfeita desta renovação. Agora, a smart entrou numa nova fase de desenvolvimento a toda a velocidade, impulsionada ainda mais pela nossa estratégia empresarial “dual-home” da Europa e da China. A nossa equipa, que trabalha na Europa e na China, está a fazer progressos fantásticos e estamos extremamente confiantes de que o mercado global irá acolher a oferta única e superior de mobilidade urbana totalmente elétrica da smart”.
O formato do novo smart rompe totalmente com o seu antecessor, uma vez que a marca repensou o conceito do veículo urbano. Trata-se de um modelo com duas filas de assentos, com 4,27 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,75 metros, onde foi criado um habitáculo bastante amplo e com uma vista que nos permite observar tudo o que passa lá fora sem grandes obstruções em cerca de 360 graus.
O maior destaque no habitáculo, no entanto, é mesmo o enorme monitor central para o sistema multimédia e através do qual poderemos ter acesso a inúmeras soluções de conectividade, entre compras online, comunicação direta com a marca e tantas outras. A interface de utilizador inclui um assistente virtual baseado em inteligência artificial, mas que não se fica apenas pela voz, uma vez que a smart vai incluir um avatar como companheiro inteligente, que consegue interagir com os sistemas do carro, ter acesso à aplicação da smart, aos amigos do utilizador e aos dados armazenados na cloud. E para criar o ambiente mais desejado a bordo, além do teto panorâmico, ainda podemos contar com um sistema de iluminação ambiente com várias tonalidades possíveis e um sistema de som desenvolvido com a ajuda da beats áudio para este modelo.
Voltando ao exterior, o tamanho das jantes pode chegar às 19 polegadas de diâmetro e inclui detalhes estilísticos mais funcionais, que contribuem para uma melhor aerodinâmica, mas também diversos outros que encontramos um pouco por toda a carroçaria, tais como os puxadores das portas elétricos ocultos, as portas sem moldura e o teto panorâmico que ainda é invulgar neste segmento. Os elementos mais identificativos, no entanto, estão a cargo do sistema de iluminação em LED, que inclui uma assinatura visual muito semelhante na secção dianteira e na traseira, variando apenas na cor, e que cobre toda a largura da carroçaria deste modelo.
Para Gorden Wagener, o Diretor de Design da Mercedes-Benz Group AG, o novo smart #1 representa um novo começo para a marca revelando o novo ADN em termos de design. “É adulto, cool e incorpora a beleza com soluções inteligentes. Portanto, é novo, fresco e encantador. O nosso novo smart #1 tem o potencial de tornar a smart uma marca líder em design”.
É claro que o novo smart será um automóvel totalmente elétrico, este foi um ponto que nunca foi segredo. Mas os primeiros detalhes revelados incluem uma potência máxima de 272 cavalos e um binário de 343 Nm. A tração é feita às rodas traseiras e a velocidade máxima anunciada é de 180 km/h. A autonomia prevista anda entre os 420 e os 440 quilómetros, mas como o novo smart ainda se encontra em homologação para o mercado europeu, este é um valor que ainda poderá ser ajustado. A bateria de 66 kWh suporta velocidades de carregamento até aos 22kW em corrente alternada e até aos 150kW em corrente contínua, ou carregamento rápido. Neste caso, a capacidade da bateria pode passar dos 10 aos 80 por cento em menos de 30 minutos.
As encomendas do novo smart #1 vão ter início no final do verão, mas a chegada ao mercado nacional só está prevista para março de 2023. Vai existir uma versão de lançamento, numa edição limitada a apenas mil unidades, com elementos únicos e que exploram as hipóteses de personalização deste modelo.
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