Goodyear testa novo protótipo de pneus no novo concept OLI da Citroën
No novo concept da Citroën, apresentado ontem, marca presença um novo conjunto de pneus experimentais da Goodyear de origem sustentável e com muito mais durabilidade.
O novo Concept-Car da Citroën tem a missão de conseguir levar a mobilidade elétrica a muito mais pessoas, reduzindo significativamente o custo de um automóvel e estendendo o seu ciclo de vida. Para isso, estão presentes diversos materiais de origem sustentável e diversas soluções inovadoras que permitem manter os custos num patamar muito mais controlado. Entre elas, estão os novos pneus Eagle Go da Goodyear.
Este novo projeto da Goodyear tem o potencial de ver a sua faixa de rodagem renovada duas vezes ao longo do seu tempo de vida útil, o que aumenta a sua longevidade. Além disso, a Goodyear estabeleceu um objetivo para o pneu concetual Eagle GO de percorrer até 500 000 km, mediante a reutilização da carcaça sustentável e da banda de rolamento renovável.
Para isso, e também com o objetivo de otimizar a eficiência, a durabilidade e o conforto, o Eagle Go usa uma banda de rolamento produzida, essencialmente, por materiais sustentáveis ou reciclados. A parte do pneu que se desgasta é constituída quase exclusivamente por óleos de girassol, resinas de pinheiro, borracha natural e sílica de cinzas de casca de arroz.
Os óleos de girassol e as resinas de pinheiro são soluções renováveis, destinadas a substituir os óleos derivados do petróleo. Estes materiais estão, atualmente, a ser utilizados para fazer ‘Tinta Vegetal’ para impressoras. O objetivo da Goodyear é substituir por completo os óleos derivados do petróleo nos seus produtos até 2040. A borracha natural proveniente da árvore Hevea brasiliensis é utilizada para substituir a borracha sintética com base de petróleo, recorrendo a métodos de agricultura e de cultivo responsáveis. E a sílica de cinzas de casca de arroz, proveniente do processamento do arroz, pode reduzir os resíduos destinados a aterros, e tem sido anteriormente utilizada no reforço do betão.
O Eagle GO, ainda em fase de protótipo, utiliza a tecnologia Goodyear SightLine, que inclui um sensor que monitoriza vários parâmetros da saúde do pneu. Esta tecnologia está já a ser aplicada para ajudar os clientes da Goodyear com frotas, e pode reduzir de forma significativa os desperdícios e incrementar a eficiência, através da manutenção da pressão e da condição ideais do pneu. Monitorizar a saúde do pneu é um fator importante para determinar se, ou quando, um pneu pode ser renovado, assim aumentando a sua circularidade e a eficiência. Adicionar esta tecnologia ao pneu concetual Eagle GO está em linha com o objetivo da Goodyear, de reinventar os pneus e o serviço, integrando inteligência capacitada por dados e sensores em todos os novos produtos a partir de 2027.
“A arquitetura do pneu percorreu um logo caminho até incorporar materiais sustentáveis e tecnologias inteligentes”, explica Laurent Colantonio, Diretor Regional de Tecnologia Consumer para a EMEA, acrescentando ainda que, “com a Citroën, temos uma relação que proporciona um ótimo banco de ensaios para o desenvolvimento e testagem de novas tecnologias e técnicas. Os pneus concetuais são uma forma fantástica de a Goodyear pesquisar e desenvolver tecnologias inovadoras, que possam percorrer o seu caminho até serem integradas nos nossos produtos. As aprendizagens retiradas deste projeto serão aplicadas no nosso futuro enquanto fornecedor de mobilidade que consistentemente inova os seus produtos e serviços”.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários