General Motors mostra nova plataforma elétrica e projetos de futuro
A General Motors já tinha revelado que o futuro passaria pela eletrificação da gama, agora foi mais longe ao anunciar uma nova plataforma exclusiva para os EV.
Já tínhamos conhecimento da recuperação da Hummer, que fará um pickup elétrica em conjunto com a GMC, tendo revelação aprazada para o dia 20 de maio, mas ainda antes disso a GM irá lançar outro veículo elétrico que será um crossover e terá a marca Cadillac. Não se sabe praticamente nada, mas chamar-se-á Lyriq.
O terceiro modelo elétrico da GM será o Bolt, que receberá uma forte renovação e acredita-se que haverá reforço da autonomia, tal como sucedeu com o atual Bolt que exibe, agora, 417 km de autonomia. Tal como sucede com o Cadillac Lyriq, os dados sobre este Chevrolet Bolt são muito escassos.
Já para 2021, a GM tem planos para lançar uma versão do Bolt, o EUV e que chegará ao mercado no verão do próximo ano com o sistema “Super Cruise” de condução semi-autónoma, uma estreia fora dos modelos da Cadillac. Mais um crossover com dimensões generosas, maior que o Bolt.
Haverá uma nova plataforma elétrica que será a base de muitos modelos com propulsão elétrica, com a GM a mostrar um vídeo com várias carroçarias a mostrar as diversas possibilidades, desde crossover, a pickup, passando por desportivos, monovolumes e veículos autónomos, enfim, tudo pode ser feito com esta base. Fica também claro que a General Motors vai apostar quase tudo na eletrificação da gama, pois muitos são os modelos previstos neste vídeo.
Esta plataforma receberá nova geração de baterias, denominadas “Ultium” e que a GNM diz serem “única na indústria devido ao formato largo de cada célula que pode ser armazenada na vertical ou na horizontal dentro do pacote de bateria. Desta forma, os engenheiros podem otimizar o armazenamento de energia e a base para cada um dos veículos em termos de estilo. Podem, com esta modularidade, serem produzidas baterias com capacidade entre os 50 e os 200 kWh, sendo esta cifra impressionante, já que os modelos atuais com maior capacidade nas baterias não chegam aos 100 kWh. Não especificando mais dados, a GM reconhece que as autonomias, dependendo do modelo, podem aproximar-se dos 700 km. Haverá novos motores elétricos desenvolvidos pelos técnicos da GM, com destaque para unidades dirigidas a modelos desportivos, prometendo a casa americana que esses modelos terão um 0-100 km/h na casa dos 3 segundos.
0 comentários