Se comprar um Elétrico usado, cuidado com os quilómetros do carro.
KIA: Modelos eletrificados representam 37,9% das vendas totais na Europa

Gama Astra vai aumentar com a chegada das versões 100% elétricas

By on 5 Dezembro, 2022

Depois das opções híbridas e da que conta apenas com um motor a gasolina, o Opel Astra e a Astra Sports Tourer vão receber uma versão totalmente elétrica na sua gama.

A nova geração do Opel Astra vai diversificar ainda mais a sua oferta. Depois de ter entrado no mercado com as versões híbridas e de ter reforçado a sua presença com a opção de motor térmico a gasolina, o início do próximo ano vai trazer mais novidades. Em primeiro lugar, as novas versões GSe de visual mais desportivo e equipadas com o sistema híbrido plug-in de 225 cavalos. E depois, será a vez da versão totalmente elétrica, cujas encomendas deverão abrir na próxima Primavera.

Antes de chegarmos a esse momento, a Opel deixou-nos com as primeiras imagens desta nova versão ‘e’, mas também com algumas das informações mais relevantes sobre a mesma. Desta forma, já sabemos que o Astra-e estará equipado com um motor de 115 kW (156 cavalos) e que o seu binário máximo será de 270 Nm. É alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 54 kWh, que dá uma ajuda a obter uma autonomia máxima de 416 quilómetros, segundo as normas WLTP. E com uma condução mais eficiente, a marca afirma que o Astra precisa apenas de 12,7 kWh de energia para cada 100 quilómetros, ainda que o valor que está de acordo a norma WLTP seja de 14,9 kWh.

Quando for necessário carregar a bateria, poderá fazê-lo normalmente numa Wall-box doméstica através do carregador trifásico integrado de 11 kW, mas no caso de ter acesso a um carregador rápido, com uma potência de 100 kW, o sistema do Astra pode passar dos 0 aos 80% em cerca de 30 minutos. E tudo isto com uma configuração que não se vê forçada a roubar espaço na bagageira nem no habitáculo, uma vez que as baterias estão armazenadas na parte inferior da carroçaria, o que faz descer o centro de gravidade, melhorando o seu comportamento dinâmico.

O Opel Astra-e vai distinguir-se pelas novas jantes de 18 polegadas e pela designação ‘e’ que marcará presença na tampa da bagageira. De resto, o equipamento continuará a ser bastante preenchido, com muitos dos equipamentos que conhecemos nas versões atuais que já se encontram no mercado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)