Frota de protótipos do BMW iX5 a hidrogénio já está na estrada em testes
São praticamente 100 unidades do BMW iX5 Hydrogen que foram construídas quase como se fossem versões finais deste modelo e estão já na estrada, com o objetivo de divulgar esta tecnologia e testar a sua utilização.
Há praticamente um ano, a BMW mostrava-nos algumas imagens incríveis da sessão de testes de inverno do iX5 Hydrogen, na zona de Arjeplog, na Suécia, próximo do Círculo Polar Ártico. E mais recentemente, no final do ano passado, revelou que estava a produzir uma série muito limitada destes modelos, destinados apenas a eventos de demonstração desta tecnologia, com início previsto para a primavera deste ano. Essa pequena frota de modelos, com quase 100 unidades, está pronta e já na estrada, sendo de esperar mais notícias sobre este iX5 movido a hidrogénio muito em breve.
“O hidrogénio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, por conseguinte, na proteção do clima. Afinal, é uma das formas mais eficientes de armazenamento e transporte de energias renováveis”, disse Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “Devemos utilizar este potencial para acelerar também a transformação do sector da mobilidade. O hidrogénio é a peça que falta no quebra-cabeças quando se trata de mobilidade sem emissões. Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir uma mobilidade neutra do ponto de vista climático em todo o mundo”.
O BMW iX5 movido a hidrogénio foi visto pela primeira vez em 2019, no Salão de Frankfurt e dois anos mais tarde, no IAA Mobility 2021, já havia unidades a circular como “shuttles” durante o evento. Em março do ano passado estava a terminar os testes de inverno e em dezembro já estava a ser construída esta nova frota destinada a testes.
Segundo as informações mais recentes, o sistema do iX5 Hydrogen está agora com uma potência máxima combinada de 401 cavalos, sendo que 170 são os gerados continuamente pelo sistema de célula de combustível. Os depósitos integrados na zona inferior do habitáculo têm capacidade para seis quilos de hidrogénio em estado gasoso e são suficientes para deixar a autonomia deste modelo em torno dos 500 quilómetros, com um consumo médio de 1,19 kg/100 km. No capítulo das prestações, a BMW anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos e uma velocidade máxima acima dos 180 km/h.
0 comentários