Estado do norte-americano considera imposto para proprietários de veículos elétricos
O Vermont é um estado norte-americano que incentiva o uso de meios de transportes mais amigos do ambiente através do programa ‘Drive Electric Vermont’, que concede incentivos federais e estaduais para os seus habitantes adquirirem veículos elétricos, fazerem os carregamentos em casa, bicicletas elétricas, motociclos eléctricos, etc. No entanto, os legisladores deste estado que faz fronteira com o Canadá, estão a considerar passar a cobrar um imposto aos proprietários de veículos elétricos com base nos quilómetros que cada um perfaz.
Segundo a imprensa norte-americana, o estado estima perder este ano cerca de 1 milhão de dólares de receitas com impostos sobre os veículos a combustão interna e sobre os combustíveis, valor que prejudica o orçamento para manutenção e melhoramento das estradas.
A lei que serve de base à criação deste novo imposto já foi aprovada pela Casa dos Representantes do Estado do Vermont e é provável que possa entrar em vigor em 2025, na mesma altura em que os responsáveis daquele estado norte-americano estimam que 15% dos veículos nas ruas das suas cidades sejam elétricos ou híbridos plug-in.
A possível criação deste tipo de imposto tem criado uma discussão entre os habitantes daquele estado. Há quem defenda um imposto para qualquer veículo (a combustão ou elétricos), cujo valor seja direcionado para a manutenção e melhoramento das estradas, baseado no peso e não pelo número de quilómetros efetuados, o que neste caso, iria prejudicar os transportes de mercadorias.
0 comentários