Carlos Tavares: “O que foi decidido a nível europeu foi um erro crasso”
Cada vez mais pessoas procuram elétricos usados

Elétricos em segunda mão vendem-se a ritmo mais lento

By on 21 Março, 2023

O mercado elétrico continua a crescer e o interesse nos novos produtos das marcas vai aumentando. Mas o mercado de veículos elétricos em segunda mão ainda não tem a mesma pujança, por motivos que facilmente se entendem.

No Reino Unido, os veículos elétricos retirados de frotas de aluguer demoram muito mais tempo a serem vendidos que os veículos com motor a combustão. Segundo os dados da Epyx através da sua plataforma 1 link Disposal Network (plataforma de apoio para colocação de veículos de frota no mercado), mostram que os carros a gasolina e as carrinhas levam em média 10 dias a vender, e o gasóleo 11. No entanto, carros elétricos demoram até 25 dias a vender. Nas vendas ‘online’, os veículos a gasolina levam cinco dias a serem vendidos, os gasóleo seis dias e os EV 11 dias; em leilão, os gasolina e gasóleo levam ambos 15 dias e os EV 33 dias, em média.

Será este um mau sinal para o mercado elétrico em segunda mão? Não necessariamente, pois trata-se de um mercado relativamente recente e volátil, onde persistem algumas dúvidas por parte do consumidor, além das flutuações nos valores. Mas olhando aos números na plataforma acima indicada, um em cada seis carros negociados é elétrico, o que já é uma fatia de mercado interessante.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)