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Dekra prova que carros elétricos são tão seguros como os outros destruindo um Leaf

By on 20 Novembro, 2019

Os alemães da Dekra decidiram sacrificar um Nisan leaf em prol da ciência e para provar que um carro elétrico é tão seguro como qualquer outro. Alertamos que o vídeo pode impressionar com os mais sensíveis.

A Dekra quis provar que os automóveis elétricos são tão ou mais seguros que os restantes. A associação alemã da inspeção automóvel, sacrificou um Nissan Leaf da anterior geração e um Renault Zoe em testes perfeitamente excruciantes e muito além daquilo que é a norma. Recordamos que ambos os modelos receberam cinco estrelas EuroNCAP.

Os dois modelos foram sujeitos a embates frontais e num poste de forma lateral, tendo o ensaio decorrido nas instalações da Dekra com o auxílio da Universidade Médica de Gottingen, no âmbito de uma pesquisa sobre acidentes da Dekra e de fatalidade e ferimentos da universidade alemã. Três dos quatro ensaios feitos tinham como pano de fundo o carro a embater lateralmente num poste simulando três tipos de embates numa arvore.

O Renault Zoe foi lançado para o poste a 60 km/h, o Nissan Leaf foi projetado a 75 km/h. Um terceiro Leaf embateu de frente a 84 km/h. Só há imagens de um dos testes, a violência do embate é absurda e deixa claro que um embate a estas velocidades numa árvore, dificilmente permite a sobrevivência.

Os “dummy” dentro do carro provaram isso mesmo, mas provaram, também, que os elétricos não têm pior desempenho do que um carro convencional. “Esta impossibilidade de sobrevivência é independente do tipo de condução. Os maiores construtores mundiais conseguiram alcançar excelentes resultados e têm o mesmo nível de segurança que conhecemos nos veículos a gasolina ou gasóleo” referiu Markus Egelhaaf, um dos responsáveis do departamento de pesquisa da Dekra.

O sacrifício destes três carros acabou por provar que a segurança de um veículo elétrico é igual ao de um veículo convencional. Os danos sofridos são comparáveis aos de um carro com motor térmico, o sistema de alta voltagem é fiável e desliga-se em caso de acidente, e não houve fogo apesar da enorme deformação da bateria. Ficou provado, também, que resgatar feridos de dentro de um carro elétrico é igual ao de um carro convencional.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)