Construtores alemães sob pressão: importação de elétricos chineses na Alemanha mais que triplicou
Os fabricantes chineses estão a investir fortemente no mercado dos elétricos na Europa, isso já demos conta por várias vezes e os interessantes veículos elétricos fabricados na China podem custar 7 mil milhões de euros por ano em lucros perdidos até 2030 para os construtores do nosso continente, segundo o relatório da Allianz Trade.
Só em abril, a NIO entregou 6.658 veículos em países europeus, o que representou um aumento de 31,2% comparativamente ao mesmo período do ano passado. E comprovando estes números, o gabinete de estatísticas da Alemanha divulgou que desde janeiro a março deste ano, 28% dos veículos elétricos importados para o país tiveram como origem a China. Segundo a mesma fonte, no primeiro trimestre de 2022 foram apenas 7,8% de veículos chineses importados para a Alemanha. É um resultado que mostra um aumento de mais de 20 p.p. entre o que se assistiu no ano passado e em 2023.
O fundador da NIO, William Li, estima que a sua empresa e os seus pares na China têm uma vantagem de custo de 20% sobre rivais europeus e norte-americanos, graças ao controlo daquele país sobre a cadeia de abastecimento e as matérias-primas. Não esquecer ainda que a União Europeia depende fortemente da importação de materiais vindos da China para a construção dos carros elétricos.
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