Citroën ë-C3 apresentado em Portugal: Agora, sim, elétricos para todos
A mobilidade elétrica está repleta de desafios. Um dos maiores desafios é a sua “democratização”. Há muitos modelos elétricos disponíveis e outros a chegar, mas todos têm um problema… O preço. É esse problema que tem afastado o grande público dos elétricos. A Citroën respondeu à altura ao desafio com o ë-C3, que foi apresentado em Portugal.
Não se trata de uma proposta elétrica acessível como outras do mercado em que o preço mais baixo é conseguido à custa de compromissos. Com o ë-C3, temos um carro de segmento B elétrico, com tudo o que encontramos noutras propostas, por um preço verdadeiramente acessível.
Entusiasmo
A palavra de ordem na apresentação da Citroën. Ninguém da estrutura nacional escondeu o entusiasmo pela nova proposta, por acreditarem genuinamente que têm um produto que responde às necessidades dos clientes, com um preço competitivo. O entusiasmo em torno do Citroën ë-C3 em Portugal é notável. Desde a sua apresentação em outubro, recebeu 620 pré-encomendas, e desde 1 de fevereiro, 35 clientes já oficializaram a compra deste novo veículo, previsto para chegar a Portugal em junho. Com a promessa de revolucionar o mercado dos veículos elétricos, o novo ë-C3 oferece todas as características esperadas de um hatchback compacto, pequeno e versátil, direcionado para o mercado automóvel nacional. Para já, teremos duas versões disponíveis para os modelos elétricos. A gama de entrada You, a partir dos 23.300€ e a gama Max, a partir dos 27.800€.
Mais espaço e conforto
Com base em conceitos como a simplicidade, sustentabilidade, conforto e audácia, o um dos modelos mais bem sucedidos da Citroën, com 5,6 milhões de carros vendidos (desde a primeira geração em 2002), o C3 ganha agora nova vida, com esta aposta elétrica. O conforto é palavra de ordem, quer na qualidade dos bancos e suspensão, quer no espaço que foi ampliado, agora com uma bagageira com 310L, mais espaço para as pernas (+100mm) e um comprimento de 4,01m, um crescimento que é feito em comprimento e em altura, aproximando-se dos SUV. Destaca-se também a nova assinatura de marca, com um novo logótipo presente na frente do carro, com uma imagem completamente repensada, tal como a nova assinatura luminosa. Existem também várias opções de personalização para tornar o seu ë-C3 ainda mais seu.
Autonomia
Com um motor de 83 kW / 113 cv, associado a uma bateria de 44 kWh e um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, a autonomia do novo ë-C3 está pensada para fazer frente às necessidades de quem vive em cidade. Estima-se que 90% das deslocações em cidade correspondem a menos de 40 km por dia e, como tal, a Citroën apostou numa autonomia de 320Km para esta proposta, esperando a chegada de um modelo ainda mais barato (19.999€) com autonomia de 200km, com a possibilidade de carregamento rápido num posto de 100kWh podendo carregar dos 20% aos 80% em 26 minutos.
Este é sem dúvida um dos momentos altos de 2023. O lançamento do ë-C3 aproxima a mobilidade elétrica da Citroën do seu público alvo. Haverá também versões com motor de combustão para os que ainda não acreditam, que chegará em simultâneo com a versão elétrica, no mês de junho, com motorizações Puretech de 75 e 100 CV.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários