Dicas para enfrentar o frio com carros elétricos
Carlos Tavares: “O que foi decidido a nível europeu foi um erro crasso”

Carregamento sem fios para os carros? Uma realidade distante, mas já possível

By on 4 Março, 2024

Carregar o seu carro elétrico é talvez a parte que os utilizadores menos gostam. E por isso muito utilizadores sonham com o dia em que não tenham de demorar muito tempo para carregar o seu carro (apesar de as velocidades de carregamento já serem bem interessante. Esse dia pode estar ainda longe, mas já há tecnologia a ser desenvolvida para isso.

O carregamento indutivo é já uma tecnologia conhecia para muitos utilizadores de telemóveis e o conceito está a ser implementado nos carros. Um método que envolve a transferência sem fios de eletricidade de uma base de carregamento embutida na superfície da estrada para uma bobina recetora no veículo. Embora os ensaios tenham demonstrado a viabilidade da tecnologia, a sua adoção generalizada enfrenta obstáculos como os custos elevados e as limitações das infraestruturas.

Segundo um artigo da Carscoops (baseado num texto da Bloomberg), a tecnologia dá os primeiros passos, e por isso as velocidades de carregamento são apenas tão rápidos como um carregador de nível 2. Não são ainda as velocidades desejadas, mas o caminho tem de ser ainda percorrido. Há também estradas experimentais com capacidade de recarregar os carros, enquanto circulam normalmente. Segundo a mesma publicação, no ano passado a Electreon conduziu um RAV 4 PHEV durante mais de 100 horas sem esgotar a sua bateria de 18 kWh numa pista de testes circular. Mas é uma tecnologia ainda distante e dispendiosa, quer na infraestrutura necessária, quer no custo do hardware das baterias.

O interesse no carregamento indutivo está a ganhar força entre os fabricantes de automóveis, particularmente na China e também na Tesla, que adquiriu recentemente uma empresa alemã de tecnologia sem fios. Os esforços de normalização de organizações como a SAE também estão a facilitar o caminho para uma adoção mais ampla, tornando os projetos de infraestruturas mais viáveis e permitindo que os fabricantes de automóveis integrem capacidades de carregamento sem fios nos seus veículos elétricos e híbridos.

Embora a implementação generalizada do carregamento indutivo possa ainda estar longe, estão a ser lançadas as bases para um futuro em que baste apenas estacionar num determinado local, ou percorra uma via específica para carregar o seu carro, sem necessidade de cabos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)