Bosch desenvolve caixa CVT para automóveis elétricos
Os automóveis elétricos dispensam, normalmente, a utilização de uma caixa de velocidades, contando apenas com a velocidade do motor e uma relação final para definir a velocidade a que as rodas giram. Uma exceção é o Porsche Taycan, desportivo que utiliza uma caixa com duas velocidades.
No entanto, a Bosch considera que a utilização de uma caixa
de velocidades poderá ser benéfica para os automóveis elétricos, estando por
isso a desenvolver uma transmissão CVT especificamente pensada para eles, a
CVT4EV.
Esta nova caixa tem um desenho muito compacto e deverá ser
integrada no mesmo módulo que o inversor e motor de um veículo elétrico. Em teoria,
a transmissão CVT é a mais eficiente de todas pois permite que o motor rode
sempre na sua faixa ideal de utilização e foi por isso a configuração escolhida
pela Bosch Transmission Technology BV.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários