BMW assinou contrato milionário com a Northvolt para o fornecimento de baterias
São 2 milhões de euros o valor do contrato rubricado entre a BMW e a sueca Northvolt para a produção de baterias por parte da segunda para os modelos da primeira.
O acordo prevê que as primeiras células de bateria sejam entregues a partir de 2024, tendo como condição a produção das células requeridas pela BMW para os seus modelos, mas também a construção de uma nova fábrica onde vão ser produzidas as baterias.
Em comunicado, a BMW confirma que 100% da energia necessária para produzir será obtida de forma limpa, maioritariamente eólica e hidroelétrica e que a utilização de materiais como o lítio e o cobalto serão extraídos de minas responsáveis ambientalmente, debaixo dos parâmetros de sustentabilidade requeridos pela BMW e pela Northvolt.
A Northvolt passa a ser o terceiro fornecedor de baterias para a BMW, depois da Samsung SDI e da chinesa Comtemporary Amperex Technology. Recordamos que a Northvolt foi fundada em 2016 por dois ex-executivos da Tesla e que a BMW já era parceira da Northvolt desde 2018.
A Northvault tinha acabado de assegurar quase mil milhões de euros em investimento na empresa, incluindo este contrato com a BMW. Mas também a Goldman Sachs e o grupo Volkswagen.
0 comentários