Porsche 911 GT3: 25 anos de paixão
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e GTS: Conheça os preços

Porsche reforça a gama Macan

By on 17 Julho, 2024

A Porsche expandiu a sua linha de modelos do SUV elétrico Macan. Além do Macan com tração traseira focado em eficiência e autonomia, o novo Macan 4S foi introduzido, posicionando-se entre o Macan 4 e o Macan Turbo. O Macan 4S, assim como os modelos lançados no início de 2024, possui o sistema Porsche Traction Management (ePTM), que distribui eletronicamente a potência entre os eixos cinco vezes mais rápido que um sistema de tração integral convencional.

340 CV, autonomia de até 641 km

O novo Macan, SUV elétrico de entrada da Porsche, possui uma bateria de 100 kWh e um motor traseiro de 250 kW (340 CV) com inversor de 480 amperes feito de carboneto de silício para maior eficiência. Em overboost, atinge 265 kW (360 CV) e 563 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos com velocidade máxima de 220 km/h. Sem tração integral, é 110 kg mais leve que o Macan 4, o que aumenta a eficiência energética e proporciona uma autonomia de até 641 km.

O Macan 4S possui motores elétricos mais potentes, com um novo motor traseiro de 230 mm e um inversor de 600 amperes, gerando 330 kW (448 CV) de potência e até 380 kW (516 CV) em overboost. Com o launch control, atinge 820 Nm de torque, acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e alcança uma velocidade máxima de 240 km/h. Tem uma autonomia combinada de até 606 km. O Macan 4S vem de série com o sistema de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM), suspensão pneumática adaptativa, Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), e eixo traseiro direcional para melhorar o desempenho e o conforto. Ambas as novas versões Macan apresentam design aerodinâmico (Cx= 0,25) e arquitetura de 800V, permitindo carregamento rápido de até 270 kW, com a bateria carregando de 10% a 80% em cerca de 21 minutos.

Nova cor

A Porsche introduziu a nova cor Cinzento Ardósia Neo para todos os modelos Macan, além de um novo design de jantes Macan S de 20″. Também está disponível o Pacote Off-road Design, que melhora a capacidade off-road do Macan. Esse pacote aumenta o ângulo de ataque do para-choques dianteiro até 17,4 graus e a distância ao solo em 10 mm, para 195 mm, com suspensão pneumática adaptativa. O pacote inclui para-choques, saias laterais, difusor e barras de tejadilho pintados em Cinzento Vesúvio ou na cor exterior, além de jantes Off-road Design de 21″. As barras de tejadilho podem ser encomendadas em Preto, Prata ou Turbonite (somente na versão Turbo). O para-choques dianteiro Off-road com inserções em Cinzento Vesúvio também está disponível separadamente para os modelos Macan, Macan 4 e Macan 4S.

Porsche Driver Experience melhorado

Com a eletrificação do Macan, a Porsche introduziu um novo sistema de visualização e controle, o Porsche Driver Experience, que combina elementos digitais e analógicos. Inclui um painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas, um ecrã de 10,9 polegadas para o passageiro, head-up display com realidade aumentada e iluminação ambiente. Os ecrãs foram atualizados com uma nova animação de boas-vindas emocional, visual de última geração e a aplicação Themes para ajustar cores de fundo e iluminação ao exterior, oferecendo 12 opções. As novas versões do Macan já estão disponíveis para encomenda, com entrega prevista no segundo semestre. Os preços em Portugal começam em 83.671 euros para o Macan e 94.038 euros para o Macan 4S.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)