Red Bull RB17: A última criação de Adrian Newey foi desvendada
O RB17 era esperado com muito entusiasmo. A mais recente criação de Adrian Newey na Red Bull, numa altura em que se despede da equipa que ajudou a catapultar para o topo do automobilismo mundial, é a forma perfeita de colocar um ponto final a esta história recheada de sucesso.
O RB17, um carro pensado para as pistas com motor V10 de 1184 cv será apresentado no Festival de Velocidade de Goodwood de 2024, apenas 50 unidades serão produzidas. O RB17, sucessor do Aston Martin Valkyrie, está a ser desenvolvido há três anos. Deverá atingir uma velocidade máxima superior a 350 km/h. O motor desenvolvido pela Cosworth será testado este verão, estando os testes em pista agendados para o próximo verão.
O carro possui sistemas avançados de aerodinâmica e suspensão, uma marca registada dos projetos de F1 de Newey. O seu objetivo é combinar elevado desempenho com acessibilidade para todos os níveis de condução. Inicialmente planeado como um carro de tração às quatro rodas com um V8, apresenta agora um V10 de alta velocidade emparelhado com um sistema híbrido. O V10 de 986 cv, que atinge as 15.000 rpm, está associado a um motor elétrico de 197 cv, que também funciona como motor de arranque e marcha-atrás.
Pesando 805 kg, o RB17 tem cerca de cinco metros de comprimento e dois metros de largura. Dispõe de três opções de pneus desenvolvidos pela Michelin, incluindo um slick para um desempenho máximo. Embora não seja legal para a estrada, pode ser potencialmente convertido para utilização em estrada. A Red Bull organizará dias de pista exclusivos para os proprietários, com os pilotos de F1 a ajudarem no desenvolvimento. As 50 unidades serão produzidas internamente ao longo de dois anos, utilizando os mesmos fornecedores que os carros de F1 da Red Bull, exceto o motor Cosworth.
🚨 BREAKING: First images of the RB17 have been revealed! pic.twitter.com/Vd96EIRBwk
— RBR Daily (@RBR_Daily) July 12, 2024
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários