Mercedes: função Mudança Automática de Faixa de Rodagem disponível para 15 veículos com atualização Over the Air
A Mercedes-Benz está a introduzir a função Mudança Automática de Faixa (ALC – Automatic Lane Change) para condução parcialmente automatizada na Europa.
Disponível em 33 países europeus, o ALC pode ser instalado em 15 modelos, incluindo Classe C, E, S, GLC, CLE, EQE, EQS, EQS SUV e EQE SUV, diretamente de fábrica ou via atualização over-the-air (OTA). Cerca de 200.000 veículos já entregues também podem receber esta função a partir de setembro de 2024 através de OTA. Modelos como Classe E, CLE, Classe C, Classe S, GLC, EQE e EQS podem ser atualizados, e os clientes serão notificados sobre a disponibilidade regional e poderão iniciar a atualização pelo sistema MBUX ou pela aplicação Mercedes me.
A função ALC da Mercedes-Benz, que amplia os mais de 40 sistemas de assistência à condução existentes, permite que o veículo mude automaticamente de faixa em autoestradas e vias rápidas quando o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC está ativado, para ultrapassar veículos mais lentos ou seguir o itinerário para a próxima saída. Já disponível na América do Norte desde 2023 e com uma versão específica para a China, o ALC é adaptado às condições de trânsito e requisitos legais regionais, resultando em diferenças específicas entre as versões.
Como funciona?
A função “Mudança Automática de Faixa de Rodagem” (ALC) da Mercedes-Benz é fácil de usar. O condutor define a velocidade no controlo de cruzeiro adaptativo (Assistente Ativo de Distância DISTRONIC), enquanto o Assistente Ativo da Direção realiza a mudança de faixa em autoestradas ou vias rápidas. Sendo um sistema de Nível 2, o condutor permanece responsável pela condução. Sensores de radar e câmaras monitorizam a área ao redor do veículo para ultrapassar veículos mais lentos e retornar à faixa original, ou para manobrar em direção a saídas quando a navegação está ativa. Na Europa, o ALC opera entre 80 e 140 km/h, em estradas com pelo menos duas faixas e marcas de faixa detetáveis pelas câmaras.
0 comentários