FIAT Grande Panda: Crescer, sem esquecer as origens
A FIAT, com mais de um século de história, celebra o seu 125º aniversário este ano. Reconhecida por suas conquistas, recordes e alcance global, a marca lança o novo Grande Panda, um modelo global ideal para famílias e ambientes urbanos contemporâneos, reforçando o seu compromisso com os clientes em todo o mundo.
O FIAT Panda é um nome já bem conhecido. O pequeno veículo citadino, é produzido desde 1980. O projeto Panda começou em 1976 com Giorgetto Giugiaro a conceber um carro multifuncional e leve, eliminando características desnecessárias e utilizando materiais simples. O Panda era prático e económico, apresentando um design funcional com grandes janelas e um interior simples. Era alimentado por um motor de dois cilindros e 30 CV, arrefecido a ar. Desde então que este modelo tem-se mantido em comercialização, recebendo agora uma nova versão.
O que traz de novo
O Grande Panda é o primeiro de uma nova linha de modelos da FIAT, com lançamentos anuais até 2027. Desenvolvido na Itália, o Grande Panda mede 3,99 metros, abaixo da média do segmento B, e acomoda cinco pessoas. Utiliza a plataforma global e multi-energia Smart Car, permitindo a criação de diversos veículos para diferentes mercados.
O design do Grande Panda é compacto, com linhas dinâmicas e uma carroçaria em forma de cunha. Destaca-se pela sua “italianidade” com um design icónico e cores vivas, incluindo o amarelo. A frente possui uma grelha progressiva e faróis opalinos com Luzes de Circulação Diurna (DRL). As laterais lembram o Panda dos anos 80, com barras de tejadilho inclinadas e letras tridimensionais Panda nas portas. A traseira apresenta cavas de rodas proeminentes e uma moldura em preto brilhante com letras tridimensionais Panda.
Para quando?
Com jantes de 17″ e um design futurista, o Grande Panda reflete os valores da FIAT, oferecendo um veículo único e distinto para clientes globais.
O Grande Panda será lançado inicialmente na Europa, Médio Oriente e África, disponível em versões elétrica e híbrida. A sua apresentação acontecerá em julho e a entrada no mercado no final do ano, ou início de 2025.
0 comentários