Lancia Ypsilon HF: O único italiano bicampeão mundial de ralis participa no desenvolvimento
A Lancia está apostada em regressar em grande, e os ralis, onde a marca se destacou no desporto motorizado, serão também palco de um regresso há muito desejado.
Em 2025, a Lancia lançará o Novo Lancia Ypsilon HF, um automóvel de alta performance com motor 100% elétrico de 240 cv. No próximo ano, a marca regressará oficialmente aos Ralis com o Lancia Ypsilon Rally 4 HF, destinado a apoiar jovens pilotos em início de carreira. Ambos os modelos foram apresentados no final de maio, destacando a histórica ligação da Lancia ao desporto motorizado e o seu espírito pioneiro nos ralis. A marca Lancia anunciou que Miki Biasion irá participar no desenvolvimento do Lancia Ypsilon HF e do Lancia Ypsilon Rally 4 HF.
O único italiano bicampeão mundial
Miki Biasion é um ícone do desporto automóvel, contribuindo significativamente para o sucesso da Lancia, que acumulou 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Construtores e de Resistência, uma vitória nas 1000 Miglia, duas vitórias na Targa Florio e uma vitória na Carrera Panamericana.
Biasion estreou-se pela Lancia ao volante do Rally 037 Gr. B em 1983, vencendo os campeonatos italiano e europeu. A partir de 1986, participou apenas em ralis do Campeonato do Mundo, vencendo o seu primeiro rali na Argentina com o Delta S4. Em 1988, conquistou cinco vitórias e o seu primeiro título mundial com o Delta Integrale Gr. A.
Em 1989, tornou-se bicampeão mundial e venceu o Rali Safari, sendo o único italiano a conseguir tal feito. Biasion destacou-se nos anos 80 e 90, tornando-se o piloto italiano mais bem-sucedido de todos os tempos e conduzindo o icónico Delta do Team Martini Racing às vitórias nos Campeonatos do Mundo de 1988 e 1989.
“Sinto-me extremamente honrado por poder apoiar a Equipa de Produto da Lancia nas configurações e comportamento dinâmico do Ypsilon HF, oferecendo um verdadeiro prazer de condução desportiva aos seus condutores. Estou também muito satisfeito por trabalhar com a equipa Stellantis Motorsport no aperfeiçoamento do desempenho do Ypsilon Rally 4 HF: ‘setup’, travagem e calibração do motor. Espero poder encorajar todos os jovens pilotos que estão a fazer o seu percurso com o nosso Lancia Ypsilon Rally 4 HF, para se tornarem os profissionais e campeões do futuro.
A Lancia das vitórias e das competições está de volta e estou absolutamente encantado por fazer parte disso”, afirmou Miki Biasion.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários