Novo Nissan Qashqai: Fomos conhecer as novidades
Se o mundo do automóvel está cada vez mais focado nos SUV, muito se deve ao sucesso do Nissan Qashqai. A filosofia de “Sports Utility Vehicle” ganhou tração com a proposta da Nissan, que vai agora na terceira geração. Com a concorrência cada vez mais forte, a Nissan tratou de implementar um “facelift” agressivo e algumas novidades.
Uma frente completamente repensada
A grelha dianteira do Qashqai foi amplamente redesenhada, apresentando elementos tridimensionais de alto brilho, em forma de vírgula, que parecem flutuar entre o capot e o suporte da matrícula. Na versão topo de gama, estes elementos têm um acabamento “cromado acetinado”. Os novos faróis têm um aspeto mais nítido, com luzes diurnas que imitam as vírgulas da grelha e circundam a lente principal, funcionando também como indicadores de mudança de direção sequenciais.
Na traseira, as luzes têm agora quatro elementos individuais “vírgula” num tom “super vermelho” distinto, alojados em lentes transparentes para uma melhor visibilidade. O Qashqai também apresenta novos designs de jantes de liga leve: uma jante de 18″ com corte diamantado de série na gama média e novas opções de 19″ e 20″ com corte diamantado para as gamas superiores, oferecendo uma vasta gama de escolhas.
Foram adicionadas três novas cores: Branco Pérola, Preto Pérola e Oceano Profundo, cada uma com efeitos visuais únicos, dependendo das condições de iluminação.
Atualizações do interior
As versões superiores incluem Alcantara® no painel de instrumentos, nas inserções das portas, nos apoios de braços, na tampa da consola central e nas joelheiras. Os novos materiais com padrões e os acabamentos atualizados dos bancos melhoram a sensação de qualidade superior, com especificações de topo que incluem pele premium preta parcialmente acolchoada e pele sintética acolchoada com detalhes em “burnt umber”. A iluminação ambiente com 64 opções de cores está disponível nas versões N-Connecta, N-Design e superiores.
Melhorias tecnológicas
Uma das grandes novidades é a melhoria do Monitor de Visão Global (AVM), que oferece agora uma função 3D com oito pontos de vista de câmara, “visão invisível do capot” para posicionamento das rodas e uma câmara frontal de ângulo amplo para entradas mais seguras na estrada. A memória GPS do AVM pode armazenar localizações com visibilidade limitada, ativando-se automaticamente nos cruzamentos.
Outro dos pontos fortes do Qashqai atualizado inclui o Google integrado, incluindo o Google Maps e o Assistente Google para o controlo mãos-livres das funções do veículo. As atualizações over-the-air garantem informações de mapas atuais e os condutores podem aceder a aplicações do Google Play diretamente a partir do veículo. Os Serviços Nissan Connect podem lembrar os condutores de trancar o automóvel, fechar os vidros e avisar de qualquer manipulação ou reboque. Podem imobilizar o automóvel e ajudar na recuperação em caso de roubo.
Além disso, o Qashqai suporta a Alexa da Amazon para reproduzir música, consultar as notícias e controlar dispositivos domésticos inteligentes.
Uma versão é adicionada à gama Qashqai é a versão Evolve. No exterior, a parte inferior da carroçaria por baixo das portas e as cavas das rodas são da cor da carroçaria. Existem também jantes de liga leve de 20”.
e-POWER mantém-se como peça central
Desde o seu lançamento em setembro de 2022, a Nissan vendeu mais de 140.000 veículos Qashqai e-POWER. Ao contrário dos híbridos tradicionais, o grupo motopropulsor do e-POWER aciona as rodas apenas com um motor elétrico, proporcionando um binário instantâneo e uma resposta linear sem necessitar de uma caixa de velocidades ou de carregamento. O avançado motor de 3 cilindros turboalimentado gera eletricidade para o motor de 140 kW e para a bateria de 1,8 kWh, ajustando a saída com base na velocidade. A Nissan quer que a tecnologia e-POWER seja uma estação intermédia para quem procura soluções eletrificadas, sem querer ainda entrar nos 100% elétricos.
Primeiras impressões
A convite da Nissan, fomos ao Algarve para o primeiro contacto com o Qashqai, cenário privilegiado para a marca mostrar as novidades à imprensa nacional e internacional. E o primeiro impacto foi positivo. As linhas da terceira geração acabaram por não ser muito arrojadas e o Qashqai perdeu para a feroz concorrência. Com este “facelift” o Qashqai ganha mais argumentos, com um impacto visual superior e uma frente agora bem mais proeminente. É provável que algumas pessoas não gostem deste novo “look”, mas parece-nos que a mudança é positiva e permite realçar mais um carro, que já foi uma referência do segmento. O primeiro ensaio foi feito com uma unidade com a a cor vermelha, que funciona muito bem (mais ao vivo do que nas fotos). Os detalhes estéticos do exterior recebem, por isso, nota positiva, por darem mais vida a este modelo.
No interior as maiores mudanças estão nos upgrades na tecnologia. Para começar, a integração do Google no sistema de infotainment é um ponto muito positivo. Com a integração do Google Maps, do Assitente da Google e da Play Store, o sistema ganha mais qualidade e versatilidade. Propostas de outras marcas já provaram que o sistema da Google pode ser um excelente aliado e a Nissan tratou de seguir esse caminho e em boa hora, com um infotainment agora melhorado e com mais argumentos.
O Monitor de Visão Global foi outro ponto realçado pela Nissan. Com este sistema as manobras ficam muito mais facilitadas, algo que pudemos comprovar com algumas manobras que acabaram por se revelar bem mais simples com o sistema a permitir ver melhor o que rodeia o carro, evitando contactos indesejados.
Quanto às sensações de condução, acabamos por ter um SUV mais vocacionado para o conforto. A posição de condução (bancos confortáveis) foi encontrada sem grandes dificuldades, o volante multifunções revelou-se simples de usar, com boa ergonomia. Também o controlo da climatização, feito com botões físicos, tal como alguns comandos por baixo do ecrã tátil (que se revelou fluído e com boa sensibilidade), foram de uso agradável.
Em estrada, a suspensão mostrou-se suave, privilegiando o conforto. Mas o Qashqai parece ser versátil e em estradas mais sinuosas e com um andamento um pouco mais acelerado, mostrou boa capacidade dinâmica. Houve momentos em que o feeling do volante pareceu algo desligado do que o carro fazia, mas nada que afete uma utilização diária. Não se trata de um desportivo, longe disso, mas o controlo de carroçaria em estradas sinuosas acabou por ser positivo para um carro deste segmento.
O sistema e-Power (nesta versão de 190 CV) revelou uma boa economia, com consumos abaixo dos 6l/100km (5.8, mais precisamente). Mas esse consumo foi influenciado pelo troço de estrada, com algumas descidas e pelo ritmo imposto. No teste, outros colegas revelaram médias mais elevadas. Vamos aguardar por um ensaio mais longo para tirar as devidas conclusões.
Um ponto que deixa a desejar neste sistema é a forma como a potência é entregue. Seria de esperar uma entrega um pouco mais animada, dado que as rodas são movimentadas por motores elétricos. Mas ficamos sempre com a sensação de demora e alguma parcimónia na entrega da potência. Apesar da Nissan afirmar que fez um esforço para melhorar a insonorização do habitáculo, o som do vento acabou por ficar demasiado presente em autoestrada e a altas rotações, o motor fez-se também sentir (sem exageros).
Na versão com a unidade térmica 1.3l de 140 CV, caixa manual, a sensação de condução acabou por ser um pouco melhor. Com o e-POWER sentimo-nos um pouco mais desligados da condução. Com a caixa manual, estamos um pouco mais em controlo da máquina. No entanto, apesar de ter sido num curto trajeto, a média devolvida foi de 7.8l/100km. A distância percorrida não permite tirar conclusões, mas este primeiro contacto mostra uma economia abaixo da esperada e desejada.
O primeiro contacto do Qashqai mostrou muitos pontos positivos. O novo visual ajuda muito em destacar o modelo num mercado cada vez mais saturado. No interior, encontramos um habitáculo com qualidade, com pormenores que realçam essa sensação. O sistema de infotainment é muito bom e a sua utilização acabou por se revelar simples, tirando um ou outro pormenor, que o tempo trata de fazer esquecer. O espaço é generoso nos bancos traseiros, e há espaço suficiente na bagageira. O conforto merece destaque, mas a unidade e-POWER desilude um pouco. Na unidade térmica temos um motor competente, mas temos algumas dúvidas quanto à eficiência, sendo necessário mais tempo com o carro para entender se é uma realidade ou apenas circunstancial.
O novo Qashqai é um upgrade face a primeira fase desta geração. A Nissan soube escolher bem onde fazer melhorias para ter um impacto imediato. E o que mudou, conseguiu melhorar, o que é digno de nota. O Qashqai tem agora mais argumentos para se bater com a forte concorrência.
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