VW Golf GTI Clubsport: Renovado, com 300 CV
No dia 1 de junho, a Volkswagen apresentou o Golf GTI Clubsport de 221 kW (300 cv) na “Nürburgring Boulevard” durante a celebração do 50º aniversário do Golf.
Três veículos Golf clássicos participaram na ADAC 24 h Classic no dia 2 de junho, e um Golf GTI Clubsport 24h com 279 kW (380 cv) competiu na corrida de 24 horas, homenageando o meio século do Golf com o número 50.
A Volkswagen aprimorou o design dos modelos GTI, incluindo faróis LED e o sistema de infotainment. O motor a gasolina de 2,0 litros com turbocompressor (EA888 LK3 evo4) foi atualizado, proporcionando 380 cv no GTI Clubsport 24h.
Design distinto
Os novos Golf GTI e Golf GTI Clubsport apresentam diferenças de design, com para-choques e spoilers de tejadilho distintos. Ambos possuem faróis LED Plus de design mais linear, integrados à grelha do radiador com uma faixa horizontal LED e o logótipo Volkswagen iluminado. Os faróis IQ.LIGHT LED Matrix opcionais oferecem 15% mais alcance.
O GTI de 265 cv tem deflectores de ar e spoiler dianteiro na cor do veículo, faróis de nevoeiro opcionais em forma de X e uma grelha em favo de mel. O Clubsport diferencia-se com asas maiores e um acabamento em preto brilhante.
Na traseira, ambos têm novos grupos de luzes LED e spoilers adaptados às performances. O GTI Clubsport tem um spoiler maior e aberto, enquanto ambos possuem duas ponteiras de escape. O sistema de escape desportivo Akrapovič está disponível para o Clubsport.
As jantes variam entre os modelos: o GTI tem jantes de 17 polegadas, enquanto o Clubsport vem com jantes de 18 polegadas, com opções de 19 polegadas para ambos. A jante “Queenstown” é uma novidade, e o Clubsport pode ter jantes forjadas “Warmenau” de 19 polegadas, que são mais leves. As barras laterais e acabamentos variam entre preto mate e preto brilhante, conforme o modelo.
Interior redesenhado
A Volkswagen redesenhou o hardware e software dos sistemas de infotainment dos novos Golf GTI, agora de quarta geração (MIB4). Com gráficos novos e uma estrutura de menus simplificada, os sistemas estão disponíveis em duas versões: Ready 2 Discover (com navegação opcional) e Discover (com navegação de série), ambos com ecrãs táteis de 12,9 polegadas. O sistema é mais intuitivo, com barras táteis superiores e inferiores, e novos seletores para controle de temperatura e volume. O assistente de voz IDA2, que utiliza ChatGPT, também está disponível.
O painel de instrumentos Digital Cockpit Pro de 10,2 polegadas oferece três configurações gráficas: “Clássico”, “Progressive” e “GTI”. Um head-up display opcional mostra dados de navegação e assistência ao condutor.
O interior dos Golf GTI inclui bancos desportivos premium com padrão Scalepaper check e costuras vermelhas, volante desportivo em pele perfurada com detalhes GTI, e iluminação interior com 30 cores configuráveis. O botão Engine/Start/Stop pulsa vermelho ao abrir as portas. Os pedais são de aço inoxidável e o forro do teto é preto. O Golf GTI Clubsport tem bancos em ArtVelours de série e oferece um pack de pele com bancos climatizados e acabamentos interiores em carbono genuíno como opções.
Motorizações
O Golf GTI e o Golf GTI Clubsport utilizam a última evolução do motor sobrealimentado EA888, geração evo4, um motor 2.0 TSI de quatro cilindros. O Golf GTI tem uma potência de 265 cv e um binário máximo de 370 Nm, enquanto o Golf GTI Clubsport oferece 300 cv e 400 Nm. Ambos os modelos possuem uma caixa de velocidades DSG de sete velocidades. O Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, e o Golf GTI Clubsport em 5,6 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas o pacote opcional Race eleva a velocidade do Clubsport para 267 km/h.
Pensado para a performance
O novo Golf GTI e o Golf GTI Clubsport possuem várias características avançadas de performance automóvel. Ambos utilizam um motor 2.0 TSI, com o GTI entregando 265 cv e o Clubsport 300 cv, com uma caixa de velocidades DSG de sete marchas. As estruturas incluem um eixo dianteiro MacPherson e um eixo traseiro de quatro braços, além de sistemas de travagem superiores (17 polegadas para o GTI e 18 polegadas para o Clubsport). Eles vêm com direção progressiva, bloqueio do diferencial dianteiro, Vehicle Dynamics Manager e controle adaptativo do chassi (DCC).
Características principais:
1. Direção Progressiva:
A direção progressiva, de série em ambos os modelos, melhora a manobrabilidade e a resposta em estradas sinuosas, com uma nova configuração que melhora a linearidade e a precisão.
2. Bloqueio do Diferencial Dianteiro:
O bloqueio do diferencial dianteiro controlado eletronicamente melhora a aderência e o comportamento em curvas, otimizando a performance sem os efeitos negativos dos bloqueios mecânicos.
3. Vehicle Dynamics Manager:
Este sistema coordena várias funções de dinâmica do veículo, incluindo o bloqueio do diferencial dianteiro e o DCC, para melhorar a resposta da direção e o desempenho.
4. Controle Adaptativo do Chassi (DCC):
O DCC ajusta continuamente o amortecimento de cada roda, proporcionando o mais alto nível de conforto e dinâmica de condução, com perfis de condução ajustáveis (Eco, Comfort, Sport, Individual e Special para o Clubsport).
Perfis de Condução:
- Eco: Foco na eficiência.
- Comfort: Elevado conforto para uso diário.
- Sport: Configuração mais firme para maior agilidade e estabilidade.
- Individual: Permite ajustes personalizados.
- Special (Clubsport): Adaptado para máxima performance em Nürburgring Nordschleife.
Essas inovações garantem que os novos modelos GTI ofereçam uma experiência de condução dinâmica, confortável e altamente responsiva, adaptando-se a diversas preferências e condições de condução.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários