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Lamborghini Huracán: Dez anos de emoções

By on 17 Maio, 2024

Apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2014, o Lamborghini Huracán tem evoluído consistentemente, elevando a experiência de condução dos clientes. Nomeado após um touro famoso por sua coragem, é o superdesportivo mais versátil da Lamborghini, demonstrando potencial em estrada, pista, neve, terra e areia com o modelo Sterrato.

Foi o primeiro modelo de produção a incorporar inovações tecnológicas significativas, como o painel de instrumentos digital, o sistema ALA e travões CCM-R. Essas tecnologias foram integradas em modelos posteriores, como o Revuelto. Desde 2014, o Huracán é um sucesso comercial.

Relembre as versões deste ícone da marca italiana:

Huracán LP 610-4 2014

O Huracán LP 610-4 coupé, estreado no Salão Automóvel de Genebra de 2014, possui um motor V10 de 610 cv, tração às quatro rodas e o sistema de dupla embraiagem Lamborghini LDF. Oferece modos de condução Strada, Sport e Corsa. Equipado com discos de travão em carbono-cerâmica e amortecedores MagneRide com controlo eletromagnético, é o primeiro Lamborghini com um ecrã digital de 11’’ no painel de instrumentos. A versão descapotável Spyder foi apresentada em 2015.

Huracán LP 580-2 2016

Em 2016, o Huracán coupé e o Spyder com tração traseira foram lançados, focando em uma “condução divertida”. Destinado a puristas que buscam velocidade e lazer, o modelo possui um motor de 580 cv a 8000 rpm. Inclui alterações estéticas no painel frontal e entradas de ar maiores para melhorar o arrefecimento dos travões traseiros.

Huracán Performante 2016

O Huracán Performante, lançado para desempenho desportivo, aumenta a potência para 640 cv e 600 Nm de binário. Além do motor, todo o carro foi remodelado, com uma redução de peso de 40 kg graças ao uso de Forged Composite. O Performante apresenta aerodinâmica avançada com o sistema ALA (Aerodinamica Lamborghini Attiva), 80% mais leve que o tradicional, otimizando o comportamento aerodinâmico. Inclui controle calibrado da direção, suspensão MagneRide e molas mais rígidas para melhor performance em pista. A versão descapotável Spyder foi lançada em 2017. O Performante estabeleceu um recorde de volta em Nürburgring em 2016, destacando-se como o melhor superdesportivo da época.

Huracán EVO 2019:

O V10 da Lamborghini foi renovado nos modelos Huracán EVO coupé e Spyder lançados em 2019, gerando 640 cv e 600 Nm de binário. O EVO apresenta uma dianteira redesenhada para melhorar o downforce, e a traseira, inspirada no Performante, inclui novo difusor e posicionamento dos escapes. O spoiler traseiro aumenta a força descendente em cinco vezes. A suspensão MagneRide foi aprimorada para se adaptar ao tipo de condução. O Lamborghini Dynamic Steering (LDS) e o All-Wheel Steering (LAWS) melhoram a condução em cidade e em pista. O novo sistema de infotainment com ecrã central HD de 8,8″ combina-se com a tecnologia Lamborghini Integrated Vehicle Dynamics (LDVI) para prever o modo de condução com base em diversos comandos e variáveis externas.

2020 Huracán EVO RWD:

O conceito “divertido de conduzir” introduzido no anterior modelo de tração traseira do Huracán é reiterado no Huracán EVO RWD, disponível em coupé e Spyder. O splitter dianteiro redesenhado melhora o fluxo de ar para o difusor traseiro. Para aumentar a agilidade e diversão, a Lamborghini opta por não incluir o LDVI, em vez disso desenvolvendo o P-TCS (Performance Traction Control System): uma tecnologia exclusiva que melhora a tração ideal durante o drifting e situações de sobreviragem em comparação com a versão de tração integral.

2021 Huracán STO

A introdução do STO (Super Trofeo Omologata) marca o lançamento de uma versão de estrada inspirada diretamente no modelo de competição Lamborghini Super Trofeo, redefinindo as expectativas. O STO mantém o motor de 640 cv do EVO, mas com calibrações reformuladas para uma experiência de condução mais intensa, e possui modo de tração traseira e rodas direcionais traseiras. Com 75% da carroçaria em fibra de carbono, os clientes podem optar por pintar ou deixar à vista. O “cofango”, um conjunto de capot dianteiro e para-lamas moldado em uma peça única de compósito de fibra de carbono, é uma característica distintiva inspirada no Lamborghini Miura. A asa traseira ajustável manualmente em três posições melhora a aerodinâmica. Os sistemas de modo de condução são desenvolvidos especialmente para este carro: STO para estrada, Trofeo para pista e Pioggia para condições escorregadias. O volante e o pedal do acelerador oferecem uma resposta mais direta. Os travões CCM-R derivados da Fórmula 1, desenvolvidos com a Brembo, são utilizados pela primeira vez em um carro de produção, proporcionando uma travagem consistente mesmo em altas temperaturas.

2022 Huracán Tecnica

O Tecnica reúne três perfis num único desportivo: estilo de vida, com design único e elementos distintivos como o capot do motor em carbono e vidro; prazer de condução, com tração traseira exclusiva e calibrações específicas; e desempenho dinâmico, com eixo traseiro direcional e aerodinâmica melhorada, incluindo um novo para-choques dianteiro com entradas de ar otimizadas e splitters redesenhados, aumentando o downforce em 35% em comparação com o modelo EVO. O motor de 640 cv às 8000 rpm completa a experiência de condução.

2023 Huracán Sterrato:

O Sterrato é um conceito totalmente novo que leva o fator de “diversão na condução” para terrenos off-road, trazendo um superdesportivo para terrenos normalmente reservados para SUVs. Com altura ao solo elevada, suspensão reforçada e pneus especiais, o Sterrato é projetado para lidar com terrenos difíceis. Possui modos de condução reprogramados e é produzido em uma série limitada de 1499 unidades. Além disso, o Huracán encantou clientes com séries especiais como o EVO GT Celebration em 2019, a versão 60th Anniversary em 2023 e o STJ em 2024, produzido em uma série limitada de 10 unidades. Como um dos modelos mais versáteis da história da Lamborghini, o Huracán, tanto nas versões de estrada quanto de competição, foi um sucesso em termos de performance, tecnologia e vendas. Ele será substituído por um novo superdesportivo equipado com um grupo propulsor híbrido até o final do ano.

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