Audi Q7 e Q8: Atualizações chegam no verão
A Audi introduziu um facelift nos modelos Q7 e Q8 eletrificados, com tecnologia de bateria atualizada e modos de condução mais eficientes.
O design exterior também foi renovado, destacando o caráter robusto dos dois modelos. Os preços começam em 87.358 euros para o Q7 55 TFSIe e 101.419 euros para o Q8 55 TFSIe. Ambos os modelos possuem um motor a gasolina de três litros e seis cilindros, um motor elétrico compacto e uma nova bateria de lítio com maior capacidade e arrefecimento líquido.
Autonomia elétrica até 90 km
A bateria possui 25,9 kWh de capacidade e proporciona uma autonomia elétrica de até 90 quilómetros em zonas urbanas. Combinados, os sistemas oferecem uma potência máxima de 290 kW e um binário máximo de 600 Nm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Além disso, há uma versão mais potente disponível, o Q8 60 TFSIe quattro, com um motor elétrico recentemente concebido, proporcionando uma potência combinada de 360 kW e um binário máximo de 700 Nm. Este modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,0 segundos.
Todas as variantes têm uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 240 km/h, com uma velocidade máxima em modo elétrico de 135 km/h. A bateria pode ser carregada até 7,4 kW e atinge 100% em aproximadamente 3 horas e 45 minutos quando carregada na potência máxima.
Gestão elétrica aprimorada
A Audi implementou uma atualização nos modelos Q7 e Q8 parcialmente elétricos, oferecendo aos clientes a opção de iniciar a condução em modo EV (totalmente elétrico) ou em modo híbrido. No modo EV, apenas a propulsão elétrica é utilizada, mesmo quando o pedal do acelerador está totalmente pressionado.
O módulo híbrido oferece dois modos de funcionamento: auto e hold. No modo auto, a estratégia preditiva de funcionamento é acionada automaticamente quando a navegação é iniciada, priorizando a propulsão elétrica sempre que possível. Já no modo hold, a carga da bateria é mantida estável, permitindo ao condutor chegar ao seu destino em trajetos urbanos utilizando principalmente a energia elétrica.
Uma nova funcionalidade incluída na atualização é o carregamento inteligente da bateria, que ocorre apenas acima de 65 km/h quando definido em modo de carregamento, maximizando a eficiência em condução urbana e no trânsito. O modo de carregamento termina quando a bateria atinge 75% de carga para preservar a sua vida útil.
Sistema de assistência à eficiência preditiva
O sistema de assistência à eficiência preditiva (PEA) aproveita os momentos em que o condutor tira o pé do acelerador, utilizando a distância em relação ao veículo da frente para decidir entre coasting (deslizamento sem consumo de combustível) e regeneração de energia. Durante a regeneração, até 25 kW de energia são recuperados e armazenados na bateria.
Além disso, o motor elétrico é responsável pela maioria das desacelerações leves a moderadas, enquanto os travões hidráulicos são utilizados apenas em travagens mais intensas. Quando o sistema de controle de cruzeiro adaptativo está ativo, a tecnologia preditiva auxilia na desaceleração e aceleração para economizar combustível.
Por fim, o Audi virtual cockpit ou o head-up display alertam o condutor sobre situações que exigem desaceleração, como cruzamentos, sinais de trânsito ou veículos à frente.
Equipamento
Os modelos Q7 e Q8 da Audi receberam uma oferta de equipamento otimizada, incluindo faróis LED de alta intensidade como padrão e opção para faróis Matrix LED ou HD Matrix LED com Audi laser light para maior alcance. Os faróis diurnos agora possuem assinaturas digitais personalizáveis. Os faróis traseiros OLED digitais também foram atualizados para incluir indicações de proximidade em conjunto com os sistemas de assistência.
As opções de equipamento foram expandidas, oferecendo nove inserções decorativas, três novos acabamentos, e cinco novos designs de jantes entre 21″ e 23″. A gama de aplicativos e sistemas de assistência ao condutor também foi ampliada.
Em termos de desempenho de condução, os modelos agora apresentam rodas traseiras direcionais e barras estabilizadoras ativas para uma condução mais segura e controlada. A suspensão equilibrada e a suspensão pneumática adaptativa estão disponíveis como opções, garantindo conforto e estabilidade em várias condições de estrada. O sistema de estabilização eletromecânica ativa do rolamento (eAWS) oferece uma dinâmica ainda melhor, reduzindo a inclinação em curvas e proporcionando uma resposta mais precisa da direção. Este sistema é alimentado por um super condensador de 48 Volts, proporcionando potência máxima para os motores elétricos.
Preços
Os novos Audi Q7 TFSIe quattro* e Q8 TFSIe quattro* com tecnologia híbrida inteligente e design atualizado, tecnologia de iluminação inovadora e um vasto equipamento de série iniciam a comercialização em maio de 2024 devendo as primeiras unidades chegar ao mercado nacional no verão. Os preços recomendados do Q7 55 TFSIe quattro* começam nos 87.358 euros e o Audi Q8 55 TFSIe quattro* está disponível para encomenda a partir de 101.419 euros. O Q8 60 TFSIe quattro* será comercializado a partir de 112.219 euros.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários