Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros

De 10 a 80% de carga, em apenas 10 minutos

By on 29 Abril, 2024

A Polestar e a StoreDot conseguiram demonstrar com sucesso a implementação da tecnologia Extreme Fast Charging (XFC) da StoreDot num veículo pela primeira vez.

Carregaram um protótipo do Polestar 5 de 10 a 80% em apenas 10 minutos, alcançando uma taxa de carga consistente, começando em 310 kW. Atingiram um pico superior a 370 kW no final do carregamento.

320 km de autonomia em dez minutos

Sendo uma estreia a nível mundial, confirma o compromisso da Polestar em desenvolver a melhor experiência de condução por meio de parcerias tecnológicas inovadoras. O conjunto de baterias de 77 kWh, potencialmente expansível para 100 kWh, poderia adicionar 320 km de autonomia a um veículo elétrico de médio porte em 10 minutos. O teste XFC realizado pelos engenheiros de baterias da Polestar e da StoreDot demonstrou que essa tecnologia pode ser aplicada em futuros veículos Polestar.

Tecnologia com células de silício

A tecnologia revolucionária XFC da StoreDot utiliza células de silício dominantes com densidade de energia equivalente às células NMC (Níquel Manganês Cobalto) de última geração, eliminando a necessidade de sistemas de refrigeração especializados no veículo. Os módulos experimentais da bateria XFC também possuem uma função estrutural que melhora as propriedades mecânicas e a capacidade de arrefecimento, mantendo ou reduzindo o peso total. Além disso, destacam-se pela alta capacidade de reciclagem e de manutenção, elementos essenciais no design do conjunto da bateria.

370 kW de carga máxima

Durante o teste, a Polestar observou um aumento na velocidade de carregamento de 310 kW a 10% do estado de carga da bateria (SOC) para mais de 370 kW a 80% do SOC. Isso confirma a estabilidade da taxa de carregamento da tecnologia XFC, sem grandes variações na velocidade de carregamento ou na eficiência, independentemente do ponto de parada dentro desse amplo intervalo.

Além disso, a tecnologia XFC é compatível com a infraestrutura de carregamento DC atual, que oferece carregadores de alta potência de 350 kW ou mais. Isso significa que os condutores podem passar menos tempo parados para carregar os seus veículos, reduzindo o tempo de carregamento de 10-80% para cerca de 10 minutos, semelhante ao abastecimento de um veículo a gasolina. Com velocidades de carregamento consistentes, os consumidores podem até parar por apenas cinco minutos a 50% SOC e continuar a viagem com mais de 80% SOC.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)