Andar com o carro na reserva: A pior escolha
O preço dos combustíveis continua alto e os custos associados às deslocações são uma dor de cabeça. A opção de colocar menos combustível no carro pode ser tentadora, mas pode causar-lhe dissabores.
Imagine o seguinte: anda sempre na reserva e por qualquer razão tem de ir ao hospital e as bombas de gasolina estão fechadas? Pode ficar a meio caminho! Ou, mesmo que consiga chegar perto, imagine que a sujidade do depósito entra no circuito de alimentação do motor e… este para sem voltar a trabalhar? O que é que vai fazer?
Uma questão de sujidade
Mas há mais razões, a maior parte delas económicas, pois o “lixo” que se acumula no depósito pode ser verdadeiramente tóxico para o motor do seu carro e, nessa altura, ao invés de escutar a motor do seu carro vai ouvir as notas a sair da sua carteira. Para lá daquilo que já lhe disse, o catalisador pode ser danificado e este componente, acredite, não é nada barato! Mas há mais riscos!
O combustível não é um produto limpo e da refinação, armazenamento e distribuição, até a utilização pelo consumidor, há muito resíduos que se vão gerando ao longo desta cadeia. Esses detritos vão se sedimentando no fundo do depósito e, sendo pesados e não havendo movimento acentuado dentro do reservatório, esses sedimentos vão-se acumulando. Ora, quando o sistema de pesca de combustível tem de andar sempre a aspirar o que resta no depósito, lá vai todo o lixo para o sistema de alimentação do motor.
Filtro não resolve tudo
Claro que o filtro de combustível fará a sua parte em bloquear a maior parte deles, mas a sua capacidade de filtragem é limitada e quando fica entupido… quem sofre é o motor. O entupimento do filtro é uma das grandes causas de avarias no motor, ainda mais se este já estiver desgastado. Este problema pode estender-se até aos injetores e cilindros cuja reparação é bastante mais cara que o preço dos combustíveis.
Mas esta questão relativa aos sedimentos depositados no tanque de combustível não é a única a ter em conta. Nalguns carros, a bomba de combustível está localizada no depósito e o combustível atua como isolador e lubrificante. Isto acontece porque o combustível flui ao redor da bomba. Se usar o depósito muitas vezes na reserva, a bomba de combustível sobreaquece, causando o desgaste prematuro da mesma.
0 comentários