Volvo XC90 revisto: Atualizações de design e tecnologia
Cinto de segurança: inovação da Volvo salva vidas há 65 anos

World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

By on 10 Abril, 2024

No próximo dia 14 de abril, domingo, a Volvo inaugura o aguardado projeto World of Volvo em Gotemburgo, Suécia. Este centro de experiências inédito marca também os 97 anos de história da marca, celebrando o lançamento do seu primeiro veículo em 1927.

O World of Volvo, um edifício de cinco andares e 22.000 m² localizado em Gotemburgo, Suécia, foi concebido em torno do conceito sueco de “allemansrätten”, que preconiza o direito fundamental à partilha da natureza por todos os cidadãos. Projetado pela Henning Larsen Architects, o edifício é totalmente construído em madeira e se assemelha a uma árvore gigante envolta em grandes janelas de vidro, refletindo a paisagem escandinava. Com 2,8 toneladas de madeira proveniente do sul da Europa e da Suécia, e composto por 2.300 vigas de madeira e 2.700 placas de CLT (Cross Laminated Timber), o World of Volvo torna-se um marco na cidade e um ponto de encontro essencial para residentes e visitantes.

O World of Volvo, concebido como uma “plataforma” que une pessoas e ideias, oferece entrada gratuita e conta com dois restaurantes, além de diversos espaços amplos e dinâmicos para eventos como exposições, concertos, conferências e experiências gastronómicas. O centro também abriga uma exposição permanente com mais de 4.500 m², que narra a história da Volvo desde o passado até o futuro. Esta exposição desafia os visitantes a embarcar numa viagem pela história da marca, apresentando veículos icónicos, histórias de vida e experiências interativas focadas no ser humano e na visão para um futuro melhor.

O World of Volvo também abriga dois restaurantes com menus elaborados pelo premiado chef de cozinha Stefan Karlsson, em parceria com o conceito gastronómico de Götaplatsgruppen, um famoso restaurateur sueco. O compromisso da Volvo com qualidade e sustentabilidade é evidenciado através da utilização de ingredientes locais e sazonais. O Ceno Brasserie é um restaurante aberto ao público, enquanto o Ceno On Top é destinado a convidados de conferências e grupos maiores.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)