Sensores de temperatura de gás de escape: O que são e o que fazem?
Os carros mais recentes estão recheados de sensores para monitorizar a grande maioria dos componentes do carro. Os sensores de temperatura de gás de escape estão nesta lista.
Os sensores de temperatura dos gases de escape (EGTS) são componentes cruciais nos veículos modernos, ajudando a cumprir as normas de emissões. Estes sensores, juntamente com os sensores de partículas e de óxido de azoto, oferecem às oficinas um conjunto de ferramentas abrangente para um controlo preciso da composição dos gases de escape. Os sensores de temperatura dos gases de escape, que podem ser instalados em vários pontos do tubo de escape dos motores a diesel, a gasolina e híbridos, medem a temperatura dos gases de escape e transmitem-na como um sinal de tensão à unidade de controlo do motor.
Nos motores diesel, os EGTS têm um duplo objetivo. Em primeiro lugar, detetam a temperatura dos gases de escape, permitindo que a unidade de controlo do motor (ECU) tome medidas corretivas para manter temperaturas seguras e proteger os componentes do motor. Em segundo lugar, monitorizam as temperaturas em torno do filtro de partículas diesel (DPF) para facilitar uma regeneração ótima, minimizando as emissões.
No caso dos motores a gasolina, os EGTS protegem principalmente os componentes das temperaturas elevadas típicas dos motores de dimensões reduzidas. Se forem detetadas temperaturas excessivas, a ECU ajusta parâmetros como a pressão do turbo ou a quantidade de injeção de combustível para as atenuar.
De um modo geral, os EGTS permitem um controlo ativo das condições de funcionamento do motor, garantindo a conformidade com os regulamentos relativos às emissões e protegendo os componentes do motor contra danos relacionados com a temperatura.
Uma falha nestes sensores irá exigir uma substituição, algo que em alguns sistemas, como da Bosch, se torna relativamente simples de fazer. A carteira completa de sensores da marca inclui agora cerca de 50 sensores diferentes de temperatura dos gases de escape para camiões pesados e ligeiros e mais de 230 para automóveis de passageiros. Dez por cento dos sensores da carteira são adequados para aplicações híbridas no mercado europeu. Os mais de 250 números de peças da carteira abrangem 45 milhões de veículos com sensores de temperatura na Europa, o que mostra a abrangência e a variedade de sensores, quando falamos apenas de uma marca fornecedora deste componente.
O preço deste componente pode ir dos 100 aos 300 euros, mas o seu bom funcionamento é crucial para garantir a saúde do seu motor, filtro de partículas e um nível adequado de emissões.
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