Um ícone renasce: Bentley irá construir 12 Speed Six
A Bentley está a fazer renascer a lendária série Speed Six após 93 anos, com a Mulliner, sua divisão especializada, liderando o projeto. Doze unidades serão construídas, mantendo a fidelidade ao design original de W.O. Bentley. Após o sucesso das doze unidades Bentley 4½ Litre Supercharged ‘Blower’ Continuation, todos os Speed Six foram pré-vendidas. Cada carro levará cerca de dez meses para ser construído e os clientes poderão personalizar as suas unidades. O primeiro protótipo, ‘Car Zero’, passou por extensos testes de engenharia, incluindo 40 horas de testes de motor e 10.000 km de testes de durabilidade em várias condições de estrada, alcançando uma velocidade máxima de 112 mph (180 km/h), alinhada com os modelos originais.
A Mulliner está a recriar o Bentley Speed Six com técnicas e materiais autênticos da década de 1920, envolvendo uma rede de especialistas britânicos em engenharia e restauração. O chassis é produzido pela Portobello Engineering, seguindo os desenhos originais, enquanto a carroçaria é fabricada manualmente pela Lomax Coachbuilders, revestida com Rexine. Faróis precisos estão a ser recriados pela Vintage Headlamp Restoration International Ltd, e radiadores são fornecidos pela Vintage Car Radiator Company. A Kingsbury Racing Shop Limited e a Tom Dark Engineering trabalham na produção de mais de 600 peças, incluindo um novo motor de 6½ litros com especificação de competição, que desenvolve 205 cv, mantendo a autenticidade do modelo original de 1929.
A Mulliner está a basear o Speed Six Continuation Series em dois modelos originais: GU409 e o “Old Number 3”, usado nas 24 Horas de Le Mans de 1930. O “Old Number 3” foi gentilmente cedido pelos proprietários, fornecendo dados cruciais para a equipa Mulliner. A W.O. Bentley Memorial Foundation contribuiu com 80% dos desenhos e notas originais. As unidades da Continuation Series apresentam modificações feitas pela equipa da Bentley para melhorar a fiabilidade e o desempenho nas corridas de Le Mans de 1929 e 1930.
O Bentley Speed Six, lançado em 1928 como uma versão desportiva do Bentley 6½ Litre, apresentava modificações no motor para aumentar a potência, incluindo carburadores duplos SU, maior taxa de compressão e árvore de cames de alto desempenho. Recebeu elogios da imprensa da época, sendo considerado uma notável realização de engenharia pela sua combinação única de velocidade, silêncio e flexibilidade. Foram produzidas 182 unidades entre 1928 e 1930. As suas vitórias nas 24 Horas de Le Mans de 1929 e 1930 consolidaram a sua reputação na competição. Um evento notável ocorreu em março de 1930, quando o presidente da Bentley, Woolf Barnato, desafiou o “Blue Train” de Cannes para Calais com a sua berlina H.J. Mulliner. Barnato e o seu copiloto, Dale Bourne, completaram a jornada em mais de 570 milhas a uma média de 43,43 mph (70 km/h), chegando a Londres antes do comboio. O feito entrou para a história da Bentley, apesar de Barnato ter sido multado pelas autoridades francesas por excesso de velocidade.
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