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Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

By on 16 Março, 2024

O Novo Toyota C-HR Plug In é o mais recente reforço da gama Toyota. Esta nova versão com 66km de autonomia elétrica e um consumos anunciados de 0.8 a 0.9l/100km apresenta argumentos de peso por dentro e por fora.

Apesar de ser um Toyota, o ADN do carro é 100% europeu, com o planeamento e gestão do produto a acontecer na Bélgica e o design a ser definido em França. Os motores são fabricados na Polónia e Reino Unido, e a produção do veículo acontece na Turquia. Um produto europeu, pensado e desenhado para os consumidores europeus.

O que traz este C-HR de novo por fora?

No final do ano passado ficamos a conhecer a nova geração do C-HR, e agora a Toyota mostrou a sua nova motorização PHEV 220. Se gostou do estilo disruptivo do C-HR (Coupé- High Rider) anterior vai certamente gostar deste. Se a geração anterior já apresentava linhas robustas, mas um pouco mais arredondadas, nesta nova geração o C-HR ganhou linhas mais vincadas e mais agressivas, muito semelhantes ao que pode encontrar no bZ4X. Não será um carro para passar despercebido nas ruas, com um toque futurista, muito ajudado pela combinação de cores que poderá escolher. Este tipo de linhas vincadas nem sempre agrada, mas soluções diferenciadas e com caráter saúdam-se pelo que a “pinta” deste novo C-HR vai certamente agradar.

Na dianteira, a arquitetura 3D é reinterpretada para incluir espetaculares faróis totalmente em LED integrados juntamente com os indicadores de mudança de direção num design apelativo em forma de seta, enquanto as linhas de caráter acentuadas expressam um novo nível de execução de design sofisticado. De série, e pela primeira vez no mercado, nome do modelo é diretamente integrado no farolim traseiro totalmente em LED e iluminado durante uma sequência dinâmica de boas-vindas e despedida.

Este aspeto arrojado é ainda mais realçado pelo novo tejadilho Night Sky Plus, em que o contraste do preto do tejadilho se estende até à traseira do automóvel e à secção dos três quartos traseiros do automóvel, criando uma aparência marcante e elegante. O Novo tejadilho Night Sky Plus está disponível na versão GR SPORT Plug-in Hybrid 220

Quanto às dimensões desta versão PHEV, não vai sentir muita diferença face à versão HEV. Com 1832mm de largura e 4362mm de comprimento, a única diferença está na altura, com mais 6mm (1564mm).

E por dentro, o que muda?

Por dentro encontramos um habitáculo menos expressivo e menos impactante, quando comparamos como exterior. O arrojo das linhas não foi transportado para o tablier, mas nem por isso estamos num carro cujo interior é desagradável. Pelo contrário, a sensação típica de qualidade e robustez Toyota está bem patente. O ecrã de infotaiment assume a posição central, com botões físicos logo abaixo para o controlo do sistema de climatização. Os controlos do volante cumprem a sua função com eficiência. Mas o truque neste interior está na iluminação. Pela primeira vez, a Toyota disponibiliza um sistema de iluminação de 64 cores que vai mudando de acordo com a hora do dia e a temperatura. Esta iluminação permite também reforçar avisos feitos pelo sistema “Safe Exit Assist” e “Assitência à Condução Proativa”. No caso do Plug-In Hybrid 220, existe um head-up display que complementa o painel de instrumentos de 12,3 polegadas.

Quanto ao infotainment, temos um ecrã de 12,3 polegadas, com Apple Car ou Android Auto. A tecnologia naneX melhora a qualidade do ar interior, difundindo gotículas microscópicas de água, para limpar o ar e remover alergénios, odores e manter os ocupantes mais confortáveis.

Tudo isto é servido de forma ambientalmente responsável, pois para poupar a natureza não basta diminuir as emissões. A nova geração usa o dobro de materiais reciclados com mais de 100 peças feitas de material reciclado e um volante em pele livre de origem animal.

Poderá ter também um tejadilho panorâmico que reflete os raios infravermelhos no verão, reduzindo a utilização do AC e que mantém o calor no inverno, tornando-se assim ainda mais eficiente.

Resumindo

O C-HR assenta em quatro pilares: Estilo, Cockpit inteligente, preocupação ambiental e Desempenho responsivo. O primeiro contacto mostrou-nos que a nota é boa nestes quatro pilares. O estilo exterior está muito bem conseguido, com um traço bem diferenciado e futurista, o estilo interior é muito menos expressivo, mas o espaço não deixa de ser agradável por isso. Um pouco mais de arrojo no interior teria dado ainda mais cor. A questão do cockpit inteligente está bem conseguida. O sistema de infotainment não é dos mais impressionantes, mas cumpre com eficiência o que se pede e nas versões mais equipadas a iluminação interior. Quanto à preocupação ambiental e desempenho, andam de mão dada, pois além do uso de produtos reciclados, a eficiência da unidade motriz, que pode ser geria inteligentemente com um sistema de “geo-fencing” permite consumos dignos de nota além de uma eficiência apreciável. Não admira, portanto, que a Toyota deposite tanta fé neste modelo, com muitos argumentos de peso para se tornar numa referência no segmento C-SUV.

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