Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias
A Honda e a Nissan anunciaram planos para colaborar no desenvolvimento de veículos elétricos (VEs) e software relacionado com VEs para combater a expansão agressiva da indústria automóvel chinesa e de outros intervenientes emergentes. O acordo antevê partilha de tecnologia de motores elétricos, baterias e outros componentes.
Segundo o comunicado lançado, as empresas “assinaram um memorando de entendimento no âmbito do qual darão início a um estudo de viabilidade de uma parceria estratégica nos domínios da eletrificação e da inteligência automóvel. O âmbito do estudo de viabilidade inclui plataformas de software para automóveis, componentes principais relacionados com os VE e produtos complementares”
Embora os pormenores da colaboração ainda estejam a ser trabalhados, ambas as empresas estão abertas a uma cooperação global, não apenas limitada ao Japão. Segundo a Reuters, o presidente da Honda, Toshihiro Mibe, admitiu que as partes interessadas ainda não decidiram os pormenores da potencial colaboração, mas o diretor-executivo da Nissan, Makoto Uchida, afirma que estão abertos a trabalhar em conjunto a nível global e não apenas no Japão.
Apesar da parceria existente entre a Nissan e a Renault e dos recentes laços com o fabricante de automóveis chinês Geely, Uchida garante que qualquer colaboração com a Honda não afetará o seu acordo com a Renault, que está focado principalmente no mercado europeu. A Honda, por outro lado, tem as suas próprias joint ventures, incluindo a utilização da tecnologia Ultium da GM nos EUA e um acordo separado com a Sony para desenvolver automóveis elétricos. Esta pode ser apenas mais uma porta aberta a plataformas comuns, o que poderá permitir uma poupança de custos a ambas as marcas.
0 comentários