ID.3 GTX e ID.7 GTX Tourer: VW apresenta modelos desportivos da sua gama elétrica
Mais dois modelos apimentados para a VW, desta vez 100% elétricos. A Volkswagen apresentou os novos modelos desportivos GTX, o ID.3 GTX e o ID.7 GTX Tourer, que são os primeiros do seu género.
Estes modelos apresentam designs exteriores individualizados com assinaturas de luzes dianteiras e traseiras únicas, detalhes interiores desportivos e potentes motores de desempenho. O ID.3 GTX apresenta um para-choques dianteiro distinto com uma entrada de ar em estilo de diamante preto e elementos em preto brilhante em toda a carroçaria. Está equipado com jantes de liga leve Skagen de 20 polegadas e bancos desportivos com costuras vermelhas.
ID,3 GTX com duas variantes
Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen responsável pelo Desenvolvimento, afirma: “Com a sua entrega de potência espontânea e superior, o novo ID.3 GTX Performance é para mim a contrapartida elétrica do nosso ícone compacto desportivo, o Golf GTI Clubsport. É claro que um motor elétrico e um motor a gasolina turbocomprimido têm cada um o seu carácter único. No entanto, o ID.3 GTX Performance e o Golf GTI Clubsport partilham a mesma leveza fascinante quando aceleram.” Grünitz continua: “Com o ID.3 GTX, a Volkswagen transfere a tradição de quase 50 anos dos seus modelos GT compactos para o mundo da mobilidade elétrica. O prazer de condução está garantido”.
O ID.3 GTX oferece duas variantes: o modelo de base GTX, equipado com um motor de 282 cv (210 kW) semelhante ao do ID.4 de duas rodas motrizes, e uma versão mais potente. O modelo base pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos, mais rápido do que o anterior ID.3 com 201 cv (150 kW) que atinge a mesma velocidade em 7,3 segundos. Embora não seja excecionalmente rápido em comparação com outros automóveis elétricos ou hot hatches, representa uma melhoria notável em termos de potência e aceleração para a gama ID.3.
O ID.3 GTX Performance, com o seu motor individual mais potente de sempre, apresenta 322 cv (240 kW) e 545 Nm de binário. Este modelo atinge um tempo de aceleração de 5,6 segundos dos 0 aos 100 km/h. Ambos os modelos dispõem de uma bateria de 79 kWh que proporciona uma autonomia de 600 km e pode ser carregada a 175 kW. A versão Performance apresenta uma velocidade máxima de 200 km/h, enquanto o GTX básico atinge 180 km/h. Ambos os modelos recebem revisões da suspensão, mas o GTX Performance inclui de série amortecedores adaptativos DCC para maior conforto e controlo da carroçaria.
ID.7 GTX Tourer, o mais potente
O ID.7 GTX Tourer, o mais potente da gama, combina o espaço com o desempenho de um automóvel desportivo, apresentando um para-choques distinto, gráficos luminosos específicos do GTX e elementos de design semelhantes aos do ID.3 GTX.
Kai Grünitz: “O ID.7 GTX Tourer abre caminho para um novo tipo de mobilidade desportiva, combinando o espaço de uma grande propriedade com o desempenho de um carro desportivo. O que é fascinante aqui é a força instantânea com que os motores elétricos fornecem a sua potência e binário máximos em frações de segundo.”
A nova variante GTX do ID.7 Tourer distingue-se sobretudo pelo seu grupo motopropulsor. Está equipada com uma bateria de iões de lítio de 86 kWh que suporta velocidades de carregamento até 200 kW, permitindo um carregamento de 10 a 80% em menos de 30 minutos. Equipado com um par de motores elétricos, tem uma potência combinada de 335 cv (250 kW), um aumento significativo de 54 cv (40 kW) em comparação com o ID.7 Tourer de tração traseira. O motor dianteiro pode ser ativado rapidamente quando necessário, oferecendo uma aceleração dinâmica, e os bloqueios eletrónicos do diferencial asseguram uma distribuição eficiente da potência através da tração integral. Embora não tenham sido divulgados valores específicos de aceleração, espera-se que o ID.7 GTX Tourer apresente uma velocidade máxima de 180 km/h.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários