Mercedes-AMG: SUV de alta performance a caminho
Mercedes-AMG One: Veja a volta que valeu o novo recorde no Nordschleife

Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+: O último avanço em eficiência energética e desempenho

By on 11 Março, 2024

A performance encontra-se com a eficiência. A Mercedes-AMG apresentou o novo E 53 HYBRID 4MATIC+ nas versões berlina e carrinha, marcando o lançamento de dois modelos híbridos plug-in . Estes veículos combinam o elevado desempenho e a dinâmica de condução com uma autonomia elétrica alargada.

No coração do E 53 HYBRID, um motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros e um motor elétrico de 120 kW integrado na transmissão, com uma potência máxima de 430 kW (585 CV) e um binário máximo do sistema de 750 Nm. O motor turbo de seis cilindros em linha AMG 3.0 litros atualizado debita 330 kW (449 cv) com várias melhorias, incluindo um novo turbocompressor, o que resulta numa melhor capacidade de resposta e desempenho dinâmico. Com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos e uma velocidade máxima de 280 km/h (limitada eletronicamente), estes modelos oferecem desempenho, auxiliado pelo pacote AMG DYNAMIC PLUS.

A tração integral de série proporciona uma tração ótima. Garante uma elevada estabilidade e segurança de condução em estradas secas, bem como em estradas molhadas ou com neve. Uma embraiagem controlada electromecanicamente distribui a força motriz de forma variável pelos eixos dianteiro e traseiro em cada programa de condução. Isto assegura a máxima tração, dinâmica de condução e segurança em todos os momentos e em todas as condições de condução.

Consoante a velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta à das rodas dianteiras (até 100 km/h) ou na mesma direção (acima de 100 km/h). O sistema permite, assim, um comportamento de condução ágil e estável. A variação do ângulo de convergência é de 0,7 graus (direção paralela) a 2,5 graus (direção oposta).

Equipado com uma bateria de tração de 28,6 kWh, o E 53 HYBRID oferece uma autonomia elétrica de mais de 100 quilómetros. As opções de carregamento incluem um carregador de bordo de 11 kW para corrente alternada e um carregador rápido DC opcional de 60 kW, que permite um carregamento rápido de 10% a 80% em aproximadamente 20 minutos.

O Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ oferece os programas de condução AMG DYNAMIC SELECT, concebidos especificamente para a sua tecnologia híbrida plug-in. Estes programas ajustam parâmetros como a resposta da condução, a transmissão, a direção, o amortecimento do chassis e o som. Para além dos modos familiares como “Comfort”, “Sport” e “Sport+”, estão incluídos dois modos específicos para híbridos: “Elétrico” e “Manutenção da bateria”.

Exterior e interior com os elevados padrões de sempre

Com uma estrutura reforçada para aguentar a dinâmica aprimorada, o Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ apresenta elementos de design distintos, incluindo um friso do radiador iluminado específico da AMG, guarda-lamas dianteiros mais largos e entradas de ar no avental dianteiro. A vista lateral mostra superfícies fluidas, painéis das saias laterais AMG e jantes de liga leve embutidas. Na traseira, as luzes traseiras LED e um spoiler AMG contribuem para o aspeto dinâmico do veículo. Os emblemas específicos para híbridos indicam a condução eletrificada. As jantes de liga leve de 19 polegadas de série podem ser atualizadas para 20 ou 21 polegadas.

O cockpit do Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ apresenta um design harmonioso, com revestimento iluminado em madeira de freixo cinzenta, específico para o modelo. O sistema multimédia MBUX oferece funcionalidades específicas AMG, incluindo o menu AMG Performance e AMG TRACK PACE. Além disso, há recursos dedicados aos híbridos, como informações sobre o estado de carga da bateria e autonomia elétrica. Os bancos desportivos AMG são padrão, revestidos em pele artificial ARTICO/microfibra MICROCUT com pespontos vermelhos contrastantes, enquanto os bancos AMG Performance são opcionais. O volante AMG Performance em couro Nappa também é parte do equipamento padrão.

AMG DYNAMIC PLUS para uma experiência ainda melhor

O pacote opcional AMG DYNAMIC PLUS melhora a experiência de condução do Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ com melhorias técnicas e visuais:

  1. Volante AMG Performance em pele Nappa/microfibra MICROCUT, com botões no volante para acesso rápido aos programas de condução e às definições dinâmicas.
  2. Sistema de travões compósito de alto desempenho à frente, com discos de travão de 390×36 mm e pinças fixas de seis pistões pintadas de vermelho, realçando o carácter desportivo.
  3. Diferencial de bloqueio do eixo traseiro controlado eletronicamente para melhorar a tração, a estabilidade de condução e a distribuição da carga.
  4. Os apoios dinâmicos do motor ajustam a ligação motor-corpo para uma condução desportiva ou confortável, otimizando o desempenho e o conforto.
  5. A função RACE START permite uma aceleração ótima a partir de uma paragem, utilizando a potência total do motor elétrico (120 kW) e do motor de combustão (330 kW), juntamente com o binário máximo.

Editon 1 exclusiva

O Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ está disponível numa variante exclusiva “Edition 1” durante um ano após o seu lançamento no mercado, apresentando melhorias distintas no exterior e no interior:

Exterior:

  • Disponível nas cores MANUFAKTUR cinzento alpino uni ou MANUFAKTUR branco opalite magno com riscas pretas decorativas.
  • Jantes forjadas AMG de 21 polegadas com design de raios cruzados, pintadas de preto mate com flanges de jantes de alto brilho e calotas com a inscrição “Edition”.
  • Pinças de travão pintadas de preto com logótipos AMG brancos.
  • Pacote AMG Exterior Noturno e o Pacote AMG Exterior Noturno II, incorporando elementos com acabamento em preto brilhante e cromado preto para um aspeto elegante.
  • Pacote Exterior AMG Carbono acrescenta espelhos retrovisores exteriores em carbono e um spoiler em carbono no modelo berlina.
  • Tampa do depósito AMG em cromado prateado com a inscrição “AMG” realça o estatuto especial da edição.

Interior:

  • Tema contrastante em preto e amarelo com bancos AMG Performance estofados em pele Nappa preta com pespontos decorativos amarelos e a inscrição “Edition 1”.
  • Os cintos de segurança amarelos e os elementos de acabamento exclusivos em carbono AMG com fio amarelo reforçam ainda mais a estética desportiva.
  • Volante AMG Performance em pele Nappa/MICROCUT microfibra com pespontos amarelos e soleiras das portas AMG com a inscrição “AMG” iluminada.
  • Gravação exclusiva “Edition 1” na consola central e tapetes AMG específicos com pespontos amarelos e a inscrição “Edition 1”.
  • O MBUX Superscreen de série com ecrã para o passageiro melhora a tecnologia interior.

Adicionalmente, cada cliente recebe uma capa interior AMG personalizada com o logótipo “Edition 1”, para proteção contra poeiras e riscos na garagem.

Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ Saloon Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ Estate
Número/configuração dos Cilindros 6/R 6/R
Cilindrada 2.999 cm³ 2.999 cm³
Potência do Sistema 576CV (para RACE START: 603 CV) 576CV (para RACE START: 603 CV)
Torque do Sistema 750 Nm 750 Nm
Potência Nominal do Motor de Combustão 442 CV 442 CV
a 5,800-6,100 RPM 5,800-6,100 RPM
Torque Nominal do Motor de Combustão 560 Nm 560 Nm
a 2,200-5,000 RPM 2,200-5,000 RPM
Potência Nominal do Motor Elétrico 160 CV 160 CV
Torque Nominal do Motor Elétrico 480 Nm 480 Nm
Capacidade Total da Bateria Instalada/Utilizável 28.6 / 21.22 kWh 28.6 / 21.22 kWh
Aceleração 0-100 km/h 4.0 / 3.8 s 4.1 / 3.9 s
Velocidade Máxima 250 / 280 km/h (250/275 km/h with RACE START) 250 / 275 km/h (250/275 km/h with RACE START)
Velocidade Máxima Elétrica 140 km/h 140 km/h
Consumo de Energia Combinado (ponderado) 25.9-24.1 kWh / 1.0-0.8 l 26.7-25.0 kWh / 1.1-0.9 l
Consumo de Combustível com Bateria Descarregada (ponderado) 9.2-8.6 l /100km 9.5-8.8 l /100km
Emissões de CO₂ Combinadas (ponderadas) 23-19 g/km 24-21 g/km
Classe de Emissões de CO₂ Combinadas (ponderada) / Bateria Descarregada B/G B/G
Alcance Elétrico (EAER, WLTP) 93-101 km 90-97 km

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)