Veículos elétricos a caminho da paridade de preços com carros a combustão
Gigamoldagem e plataformas dedicadas são a chave para a paridade de preços dos VE em 2027. Este é um exemplo de inovações na produção que colocam carros elétricos na rota da acessibilidade.
Plataformas multi energia vs. plataformas dedicadas: é a batalha pelo futuro da indústria automóvel.
Até 2027, os veículos elétricos serão mais baratos de construir do que os carros movidos a motor de combustão interna, de acordo com um analista do mercado, Pedro Pacheco, vice-presidente de pesquisa da Gartner, em declarações à Automotive News Europe.
Para Pacheco, plataformas dedicadas aos VE têm proporcionado aos construtores a liberdade de projetar linhas de montagem adequadas às suas características, incluindo unidades motrizes menores e um piso de bateria plano.
A fábrica da Tesla em Xangai exemplifica essa revolução na redução de custos de montagem, adotando técnicas inovadoras como o “gigamoldagem” em vez de soldagem tradicional. Essa abordagem, junto com a queda nos custos das baterias, está a abrir caminho para tornar os veículos elétricos mais acessíveis do que até aqui.
Pedro Pacheco, vice-presidente de pesquisa da Gartner, afirmou ainda que os custos de produção dos VE diminuirão mais rapidamente do que os custos das baterias, graças a técnicas como a gigamoldagem, que permitem produzir grandes seções do carro como uma única peça, eliminando dezenas de pequenas soldagens e agentes de ligação, que consomem muito tempo e recursos.
“Pacheco e outros especialistas apontam a Tesla como líder em inovação na redução de custos de montagem”, disse em entrevista à Automotive News Europe, enfatizando que a adoção de VE desacelerou em diversos mercados-chave, tornando crucial para os fabricantes lançarem modelos mais acessíveis. Destacou que a gigamoldagem por si só pode reduzir o custo do chassis em pelo menos 20%. Outras economias podem advir do uso da bateria como elemento estrutural. Esses avanços estão a surpreender e a trazer os VE à paridade com os carros movidos a motor de combustão interna, bem mais rapidamente do que se pensava.
Por outro lado, as plataformas “multienergia” impõem limitações, pois precisam acomodar um tanque de combustível ou espaço para um motor/transmissão. Pacheco mencionou que a redução de preços nas concessionárias dependerá do fabricante, mas a paridade de preços entre modelos elétricos e a combustão interna, em média, deverá ser alcançada até 2027.
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