Conheça o DS E-Tense Performance, de 815 cv e 8000Nm de binário: Da Fórmula E para a estrada
A DS apresentou em Portugal o seu protótipo DS E-Tense Performance, concebido para ser um laboratório de elevado desempenho, destinado a acelerar o desenvolvimento de tecnologias para as futuras criações da DS Automobiles. Vimos de perto esta espantosa máquina, um testemunho do que é o presente, mas acima de tudo o futuro da DS Automobiles.
Vencer ao domingo para vender à segunda. Era esta a máxima que as marcas usavam quando investiam grandes somas de dinheiro no Motorsport. Afinal, a compra de carros sempre foi um pouco influenciada pela paixão e pela emoção. Seja pelo design, pela marca, ou por se associar o nome a sucesso, a componente emocional na compra de um carro sempre teve muito peso. Mais ainda, o motorsport é um excelente veículo de marketing. O triunfo é o passaporte garantido para a eternidade. Os livros da história do desporto motorizado relembram sempre os vencedores. Os livros da história da indústria automóvel são folheados com menos paixão e fervor. Mais ainda, as corridas são muito mais do que carros às voltas num circuito. As pistas são arenas onde as marcas colocam à prova a sua tecnologia. Querem ver uma tecnologia evoluir de forma rápida e eficiente? É colocar o desafio ao desporto motorizado. Em pouco tempo os engenheiros e engenheiras irão encontrar soluções que muitas vezes são transferidas para a estrada.
A DS Automobiles entendeu isso desde cedo e um ano após o seu lançamento como marca Premium, já marcava presença na Fórmula E, ciente de que a eletrificação era o caminho certo. Dez anos depois, e com dois títulos de construtores e dois títulos de pilotos, um deles conquistado por António Félix da Costa, a marca francesa abre uma janela para o futuro. O DS E-Tense Performance é a prova de que o desporto motorizado pode fazer evoluir a indústria automóvel ao ritmo que vemos nas pistas.
Que evolução?
Afinal que evolução falamos? Falamos de tudo o que torna um carro mais eficiente. Na Fórmula E isso traduziu-se na redução do peso (os monolugares de Fórmula E perderam 80kg em dez anos, sem esquecer que falamos de carros com baterias), no aumento da potência (de 268 CV para 470 CV) e no aumento da eficiência (de 15% de energia recuperada para 40%). Os monolugares de Fórmula E são mais potentes, leves e eficientes. E a DS, de forma inteligente, aproveita todo esse trabalho e transfere a tecnologia para os seus carros. Por exemplo, as calibrações feitas nos DS7 e DS9 vêm do conhecimento adquirido na Fórmula E. Por isso, quando se sentar num destes carros, estará a usufruir de tecnologia que foi pensada e desenvolvida em alta competição.
O passo seguinte
Mas a DS Automobiles quis mais. Desde 2019, a DS Automobiles começou a apresentar uma gama 100% eletrificada, tendo-se tornado, a partir de 2020, na marca multienergias com as mais baixas emissões de CO₂ na Europa. Essa transição está a acelerar e a partir de 2024, cada novo modelo criado pela DS Automobiles será exclusivamente 100% elétrico. E para uma marca Premium que está no top 10 das marcas que mais PHEV vende, estando assim na vanguarda da eletrificação, era preciso dar o passo seguinte. Pensar o futuro e trabalhar nele. E assim surgiu o DS E-Tense Performance. Um protótipo que serve para testar soluções para o futuro, usando todo o conhecimento adquirido na Fórmula E para fazer um carro belo, eficiente e que representa o que a DS quer ser no futuro.
Pormenores sobre o DS E-Tense Performance
O protótipo DS E-Tense Performance apresenta uma monocoque em carbono com uma mecânica retirada de um monolugar de Fórmula E. A geometria da suspensão é capaz de garantir a melhor aderência possível à estrada, tal como nos circuitos de corridas urbanas frequentemente rugosos, e perante quaisquer condições meteorológicas. A unidade motriz é composta por dois motores elétricos que produzem uma potência combinada de 600 kW (250 kW na frente e 350 kW na parte traseira), correspondendo a 815 cv de potência e a um binário de 8.000 Nm transmitido às quatro rodas. Retirados diretamente dos desenvolvimentos da DS Performance no mundo da Fórmula E, estes dois motores elétricos apresentam rendimentos excecionais.
Com uma capacidade de regeneração sem precedentes de 600 kW, a unidade motriz do DS E-Tense Performance dá prioridade à melhor utilização possível da energia. Ainda que, fisicamente, o DS E-Tense Performance mantenha um sistema de travagem tradicional com discos e pastilhas, apenas o sistema de regeneração é utilizado para a travagem, com os discos a estarem presentes apenas em caso de falha do sistema.
A bateria é um dos elementos fundamentais deste laboratório de ultraelevada performance denominado DS E-Tense Performance. Compacta, encontra-se alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono, projetado pela DS Performance, estando colocada numa posição central traseira. A bateria do DS E-Tense Performance foi inspirada nas corridas de monolugares elétricos e foi desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e a sua subsidiária Saft.
Resultante de um trabalho de pesquisa deste parceiro, esconde uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células, em rutura com as tecnologias atuais, graças a um design personalizado da solução Quartz EV Fluid concebida à medida. Esta bateria traduz-se em fases de aceleração e de regeneração até um máximo de 600 kW, permitindo a exploração de novas avenidas para as gerações futuras de veículos de série.
Esta máquina tem sido testada em pista, pelos pilotos da Fórmula E, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne, que dão o seu feedback aos engenheiros, sobre como melhorar o carro.
Mais do que números
DS E-Tense Performance é mais do que um exercício de engenharia. É também um exercicio de design, pensado para mostrar o que será a marca no futuro. O DS E-TENSE PERFORMANCE apresenta uma nova secção frontal que substitui a grelha com um logótipo tridimensional da DS Automobiles e luzes diurnas inovadoras. A carroçaria possui uma cor de interferência besouro que muda de acordo com as condições e ângulos de visão, contrastando com as superfícies em preto brilhante. As jantes de 21 polegadas têm um perfil aerodinâmico único. No interior, os bancos tipo baquet e o volante de Fórmula E refletem alta performance, enquanto detalhes em couro preto proporcionam conforto e atenção aos detalhes. O sistema de som Focal Utopia, com colunas Scala Utopia Evo exclusivas, oferece uma experiência sonora de alta qualidade.
Quanto vale este DS E-Tense Performance?
O valor desta máquina? De forma simples: incalculável. É um protótipo único, desenvolvido pelos melhores engenheiros da Fórmula E, com toda a tecnologia de topo que a eletrificação tem para dar, sendo testada pelos melhores pilotos do mundo, para abrir portas para o futuro. Se talvez seja possível fazer as contas ao valor monetário de todo o investimento, o valor real do carro é agora muito superior a isso. Pois é a prova “viva” do que uma marca de topo pode fazer, do que quer criar no futuro e do que pretende dar aos seus clientes. Tal como um carro de competição que se tornou mítico pelas suas conquistas, o DS E-Tense Performance tornou-se numa das máquinas mais valiosas da DS Automobiles. Além de uma máquina para ser usada em pista, é também uma máquina do tempo, que permite olhar para o futuro da marca.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários