Renault 5: Uma longa vida à sua frente?
A Renault deu nova vida ao mítico Renault 5. Depois da produção ter sido parada em meados dos anos 90, com mais de vinte anos de vida, esta nova versão 100% elétrica poderá ter uma vida tão longa.
O chefe de design da Renault, Laurens van den Acker, considera a forma do novo R5 como icónica, comparável a modelos como o BMW Mini ou o Fiat 500, com uma longevidade potencial semelhante à do Porsche 911. A decisão de adotar este design foi pragmática, motivada pela necessidade do CEO Luca de Meo de substituir o Clio e o Twingo. O Renault 5 tornou-se emblemático do plano Renaulution de de Meo.
Van den Acker acredita que o design emocional e retro-moderno beneficiará a Renault, embora possa haver desafios na altura da substituição para as empresas que dependem exclusivamente de tais designs. No entanto, a Renault tem outros modelos do segmento B na sua gama, que podem acompanhar a evolução dos tempos ao nível do design enquanto o Renault 5 se mantém fiel à sua essência. A versão de produção do Renault 5 foi apresentada recentemente no Salão Automóvel de Genebra, marcando o início da aventura da Renault nos automóveis eléctricos retro.
0 comentários