Opel Astra Sports Tourer Electric: Primeiro contacto
A Opel mostrou aos jornalistas nacionais a sua mais recente aposta eletrificada, o Opel Astra Sports Tourer Electric. Depois de ter sido apresentada no IAA Mobility em Munique no passado mês de setembro, a Astra Sports Tourer Electric é uma proposta de “station wagon”, num mercado onde são habitualmente bem recebidas.
O primeiro contacto aconteceu em Lisboa, na zona de Belém, com um breve percurso onde pudemos sentir as sensações da Astra Sports Tourer Electric. Por fora, as semelhanças com a Opel Astra Sports Tourer, lançada em outubro de 2022, são claras, na primeira carrinha eletrificada da marca e agora 100% elétrica. O novo modelo perpetua a tradição da Opel no segmento das carrinhas compactas, que começou há cerca de 60 anos com o Kadett Caravan, o primeiro automóvel deste género da marca de Russelsheim, uma tradição que já conta com 11 gerações de veículos.
Primeiro impacto
A Astra ST foi a primeira carrinha da marca a adotar a nova “cara” da marca, o conceito Vizor. Visualmente é uma carrinha muito apelativa, com uma frente muito agradável à vista e linhas retas vincadas que dão alguma agressividade ao conjunto. Com dimensões vitais de 4,64 x 1,86 x 1,48 metros (C x L x A) e uma altura de carga de cerca de 60 cm, o novo Astra Sports Tourer Electric aposta no espaço interior para conquistar potenciais clientes. Esse trunfo é mais vincado com as dimensões da bagageira, com 516 litros de espaço – com os bancos rebatidos, a capacidade aumenta para 1.553 litros.
Por dentro, a filosofia de design acompanha o que foi feito no exterior, com linhas retas bem vincadas, mas agradáveis, com alguns elementos a fazerem lembrar os interiores de modelos passados, dando caráter ao conjunto. O conforto é evidente assim que nos sentamos nos bancos e a posição de condução é fácil de encontrar.
Equipamento generoso
O novo Astra Sports Tourer Electric está já equipado de série com inúmeras ajudas eletrónicas e funcionalidades focadas no máximo nível de conforto. Estas incluem ar condicionado, iluminação integralmente em LED e o cockpit Pure Panel® totalmente digital com dois ecrãs de 10 polegadas e sistema de infoentretenimento multimédia.
No Astra Sports Tourer Electric com acabamento topo de gama GS, o banco desportivo ergonómico ativo, certificado pela AGR, aumenta o conforto do condutor. O sistema de aviso de colisão frontal também possui um assistente de sinais de trânsito e de velocidade com função de paragem. A câmara Intelli-Vision de 360 graus oferece uma visão panorâmica. Para além das capas dos espelhos retrovisores exteriores em preto e das jantes de liga leve de 18 polegadas, o estilo desportivo do GS é sublinhado pelo tejadilho em preto karbon, pelo forro do tejadilho em preto e ainda pelo emblema Opel e pelas letras Astra na traseira em preto brilhante.
O sistema opcional Intelli-Drive 2.0 integra inúmeros assistentes eletrónicos e combina-os, pela primeira vez, com a mudança de faixa semiautomática e a adaptação inteligente da velocidade. Se a faixa de rodagem pretendida estiver livre, o assistente conduz o Astra Sports Tourer Electric para a faixa desejada com pequenos movimentos de direção. E a adaptação inteligente da velocidade assegura que – se confirmado pelo condutor – a velocidade do veículo é reduzida em conformidade quando é atingido um novo limite de velocidade ou aumentada até esse limite. Para além dos sensores, o Intelli-Drive 2.0 também utiliza informações da rede over-the-air. A iluminação Intelli-Lux LED® Pixel Light, com 168 elementos LED, aumenta ainda mais a segurança.
Para facilitar a escolha de opções e criar a oferta mais adequada às necessidades de cada condutor, a Opel definiu packs práticos para o Astra Sports Tourer Electric, concebidos para satisfazer as diferentes preferências dos compradores. O portfólio vai desde o Pack Tecnologia com Intelli-Lux LED® Pixel Light, carregamento sem fios e barras de tejadilho, até ao Pack Conforto com bancos e volante aquecidos ou teto de abrir elétrico em vidro, para-brisas ThermaTec® aquecido e porta da bagageira controlada por sensor.
O novo coração elétrico
Pesando apenas 1.760 quilogramas, o novo Astra Sports Tourer Electric é também pensado para a vertente dinâmica da condução. Aliado a um motor elétrico de 115 kW/156 cv – com 270 Nm de binário disponível ao primeiro toque no acelerador, a velocidade máxima do Astra Sports Tourer Electric é de 170 km/h. Com três modos de condução, o modo Eco disponibiliza 106 CV e um binário de 220 Nm, para poupar a bateria, já o modo normal entrega 134 CV para um binário de 250 Nm. O modo desportivo abre as portas ao 156 CV e ao binário máximo. O kickdown (quando se chateia e leva o pedal do acelerador ao fundo) entrega o desempenho máximo instantaneamente.
A energia é armazenada numa bateria de iões de lítio com 54 kWh de capacidade, mas o Astra Sports Tourer requer apenas 15 kWh de eletricidade por cada 100 quilómetros percorridos (WLTP3), o que lhe permite declarar uma autonomia anunciada de 413 quilómetros. Com um percurso tão curto não tivemos possibilidade de confirmar esses dados. O Astra Sports Tourer Electric pode ser carregado até 80% da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento rápido de corrente contínua de 100 kW, estando também equipado, de série, com um carregador trifásico a bordo de 11 kW para utilizar com uma wallbox doméstica.
A Opel Astra Sports Tourer Electric tem duas versões disponíveis: A gama Edition, que incluir jantes de liga leve de 18 polegadas, Para- choques dianteiro desportivo, Faróis Full LED, Pure Panel 10′ +10′ projeção de smartphone sem fios, AC eletrónico, volante em polipele e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; para a versão GS, temos um tejadilho preto Karbon, Jantes em liga Leve de 18 polegadas, pretas, Intelli – View de 360 graus, emblemas em preto, Pure Panel Pro 10’+10′, Bancos AGR , com volante e bancos aquecidos.
Sensações ao volante
O “Autobahn proof” fez-se sentir na Opel Astra Sports Tourer Electric (ensaiado na versão GS), com um nível de conforto assinalável, com os bancos AGR a cumprirem a promessa de uma viagem confortável, mas com bom apoio lateral. A condução é suave, a direção é leve, mas não em demasia, e o travão responde bem às solicitações, de forma gradual e sem surpresas que alguns travões elétricos provocam. Apesar do conforto, a carrinha não se nega a andamentos mais animados, lidando bem com curvas a velocidade mais elevada. A agilidade da carrinha em percursos mais sinuosos e em manobras também recebe nota positiva. Com um ensaio mais longo, poderemos tirar mais conclusões. Para já, e resumindo, boa “pinta” quer no exterior, quer no interior, bom nível de equipamento, sistema de infotainment relativamente simples de usar e bom feeling ao volante, numa carinha com muito espaço e com boa autonomia anunciada.
Preços
A Opel Astra ST Electric está disponível a partir de 38.620 €, um preço promocional em que está incluída uma retoma no valor de 2000€ e um contrato de financiamento, com um valor de 309€/mês. Para o modelo GS o valor sobe para os 42.120€. O Astra Electric de cinco portas está disponível a partir de 37.520€ (299€/mês), também preço promocional com uma retoma no valor de 2000€. As vendas da Opel Astra ST Electric iniciam-se em março.
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