Lavar o carro em centros de lavagem ou em casa? Pode ser a diferença entre gastar 60 ou 400 litros de água
A água é um bem precioso que deve ser respeitado, mais ainda com as alterações climáticas que levam a prolongados períodos de seca. Ao mesmo tempo, uma boa manutenção de um carro implica uma limpeza assídua. Conjugar estes dois fatores pode ser difícil.
Para quem tem possibilidade de lavar o carro em casa, muitas vezes essa opção é a preferida. Com mais tempo podemos ser mais minuciosos na limpeza e o resultado final pode agradar mais. Mas uma lavagem em casa pode também ser um grande desperdício de água.
O Grupo Moure é uma holding fundada em 1996 com presença no sector da energia e da lavagem de automóveis, entre outros, que inclui a Elefante Azul (primeira empresa europeia pioneira em centros de lavagem de automóveis a alta pressão, com mais de 811 centros na UE), Autonetoil, Petronet e Washnet Factory, o gasto de uma lavagem em casa é consideravelmente maior.
Segundo a empresa, a lavagem de um carro num centro de lavagem consome, em média, entre 50 e 60 litros de água, enquanto em casa pode chegar aos 400 litros. Os dados vão de acordo a outros, como o da WWF que aponta um gasto de 300 litros por lavagem. Segundo as Águas de Portugal, em 30 minutos de lavagem poderá gastar em média 216 a 560 litros de água. Trata-se de um valor muito elevado.
A Autobild.es adianta também que além da poupança de água, o tratamento da água feito nos centros de lavagem, são também fundamentais para diminuir o impacto deste negócio no meio ambiente, com a água a ser recolhida, filtrada e separada dos resíduos gerados.
Assim, na próxima vez que pensar em lavar o seu carro e quiser ser mais poupado na água que gasta, a escolha de um centro de lavagem pode ser uma boa solução.
0 comentários