O plano de Joe Biden para os veículos elétricos está a ser revisto
A ambiciosa política do Presidente dos EUA, Joe Biden, para combater as emissões dando prioridade aos veículos elétricos (VE) está a enfrentar potenciais revisões devido a pressões políticas e à oposição dos fabricantes de automóveis e da United Auto Workers (UAW). Ambos os grupos argumentam que o atual plano de aumento da produção de VE carece de viabilidade, invocando preocupações quanto à acessibilidade do consumidor médio e à necessidade de um maior desenvolvimento das infra-estruturas de carregamento.
O UAW, embora inicialmente apoiasse a posição de Biden, preocupa-se agora com a potencial perda de postos de trabalho, uma vez que os veículos elétricos requerem menos trabalhadores para serem fabricados em comparação com os veículos tradicionais com motor de combustão interna (ICE). Além disso, existem preocupações quanto ao facto de as fábricas de veículos elétricos estarem localizadas em estados com baixa presença sindical.
O antigo Presidente Donald Trump também manifestou a sua oposição ao plano de Biden para os veículos elétricos, afirmando que estes veículos são ineficazes e ameaçando anular a proposta se regressar ao cargo.
A Agência de Proteção do Ambiente (EPA) propôs anteriormente limites de emissões rigorosos, visando que 67% dos novos veículos sejam totalmente elétricos até 2030. Embora este continue a ser o objetivo geral, há informações de que a administração Biden está a considerar a possibilidade de ajustar o plano para abrandar o ritmo dos requisitos dos veículos elétricos, permitindo uma transição mais gradual.
O UAW apoia uma abordagem revista que implemente os objetivos dos veículos elétricos de forma mais gradual ao longo de um período mais longo para mitigar potenciais perdas de postos de trabalho.
A Aliança para a Inovação Automóvel (AAI), que representa os principais fabricantes de automóveis, criticou a proposta original da EPA, considerando-a irrealista. Apesar disso, as vendas de veículos elétricos registaram um crescimento significativo, com mais de 4 milhões de veículos elétricos atualmente nas estradas dos EUA e um aumento substancial das infraestruturas de carregamento disponíveis ao público.
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