CEPSA: 6.390 toneladas de resíduos recuperados

By on 16 Fevereiro, 2024

Em 2023, a Cepsa aumentou significativamente a sua circularidade ao recuperar 6.390 toneladas de resíduos nos seus centros industriais na Andaluzia, um aumento de 73% relativamente ao ano anterior.

Este esforço resultou na redução de mais de 3.000 toneladas de CO₂, equivalente à emissão anual de uma população de 12.000 habitantes. Além disso, a empresa passou a reciclar resíduos anteriormente destinados a aterros, como lamas biológicas e asfalto residual. A Cepsa também estabeleceu parcerias com outras empresas, incluindo a Saint-Gobain Weber e a ARCGISA, para projetos de reciclagem e reutilização de água.

Mar Perrote, Diretora de Segurança, Ambiente e Qualidade da Cepsa, destacou que essas iniciativas fazem parte do seu novo modelo de produção circular, alinhado com os objetivos da estratégia Positive Motion para 2030, visando ser uma referência na transição energética.

Os critérios de sustentabilidade são uma das prioridades da empresa. Para atingir os seus objetivos ambientais, a Cepsa concentra-se em três áreas de ação: água, resíduos e biodiversidade. No que diz respeito à água, a empresa propôs uma redução de 20% na captação de água doce em zonas com stress hídrico até 2025 (em relação a 2019). No domínio da biodiversidade, os esforços da empresa também se centram na promoção de ações que gerem um impacto positivo no ambiente dos seus futuros projetos renováveis.

Visando promover a circularidade, a Cepsa substituirá progressivamente as matérias-primas fósseis por fontes renováveis e recicladas. A empresa compromete-se a aumentar a proporção de matérias-primas renováveis e circulares nos seus Parques Energéticos para 15% até 2030. Isto implicará a utilização de 2,8 milhões de toneladas de matérias-primas até 2030, 75% das quais serão resíduos de segunda geração (2G) e outros resíduos que, de outra forma, seriam descartados. Neste sentido, graças ao compromisso da empresa com a inovação, a Cepsa conseguiu produzir fenol circular a partir de plásticos de utilização única, um teste pioneiro em Espanha.

Até 2030, a Cepsa aspira a ser líder em Espanha e Portugal na produção de biocombustíveis de segunda geração, produzidos a partir de resíduos orgânicos, óleos alimentares usados ou resíduos agrícolas, entre outros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)